09 abr

Dicas e truques

As mil e uma utilidades do bicarbonato na limpeza da casa

Por Karla Precioso postado em 09/04/2012 às 12h29

Comentários (3)

O bicarbonato é útil em quase tudo. Ajuda na culinária, mas também deixa a casa um brinco! Serve para limpar pia, vaso sanitário, geladeira, fogão… Também substitui o cloro na remoção de limo. Confira alguns truques que vão facilitar a sua vida!

Superfícies brilhantes: passe uma esponja macia com água e bicarbonato (2 partes de água para 1 de bicarbonato) em toda a superfície da pia de aço inoxidável para deixá-la limpa e brilhante. Tampos de gabinete e a porta da geladeira também podem ser limpos da mesma maneira.

 Pisos: passe um esfregão no piso de cerâmica com ½ xícara (chá) de bicarbonato dissolvido em 1 balde de água morna. Depois, enxague bem e seque com um pano macio.

 Forno e fogão: despeje 1 xícara (chá) de amoníaco no forno frio, deixe agir durante algumas horas e limpe com um pano umedecido com água e bicarbonato. Para a faxina do fogão, passe uma esponja macia com água e bicarbonato. Seque com um pano limpo e seco.

 Panelas: para remover gorduras ou manchas, ferva 2 xícaras (chá) de água com 2 colheres (sopa) de bicarbonato. Jogue a água fora e passe uma esponja úmida salpicada com bicarbonato. Enxague bem.

 Filtro de água: esfregue bicarbonato na vela para deixá-la limpa e sem pontos de limo. Enxague bem.

 Pia, bide e vaso sanitário: o bicarbonato substitui o cloro na remoção de limo. Para isso, despeje um punhado de bicarbonato e deixe agir por uma hora. Depois, faça uma mistura com o suco de 1 limão e 2 colheres (chá) de bicarbonato e esfregue com uma escovinha toda a superfície. Enxague.  

 Lata de lixo: deixe de molho numa mistura feita com ½ xícara (chá) de bicarbonato dissolvido em 1 balde de água morna. 

 Esponja: renove esponjas velhas encharcando-as durante a noite numa solução feita com 4colheres (sopa) de bicarbonato e 1 xícara (chá) de água. Enxague bem e deixe secar.

 Ralos: para mantê-los abertos, limpos e sem cheiros, jogue sobre eles ¼ de xícara (chá) de bicarbonate, depois ½ xícara (chá)  de vinagre, e cobra por alguns minutos. Enxágue com água quente.

 Tapetes e carpetes: use uma mistura de 1 parte de bicarbonato para 4 de álcool para remover manchas de gordura. Esfregue com uma escovinha e enxágue com muita água. Para tirar o cheiro ruim, espalhe bicarbonate e aspire em seguida.

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria e Viva! Mais, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (3) em "As mil e uma utilidades do bicarbonato na limpeza da casa"

  1. sandra viana disse:

    GOSTARIA DE SABER COMO TIRAR MANCHA DE FERRUGEM DO PISO, ACABOU A OBRA E FICARAM MARCAS DAS LATAS DE TINTA COM FERRUGEM NO CHÃO, TENTEI VÁRIAS COISAS E NÃO SEI O QUE FAZER? POR FAVOR ME AJUDE. GRATA! OBS URGENTE!!!