13 set

Cozinha, Dicas e truques

Como preparar um pão caseiro macio, macio

Por Karla Precioso postado em 13/09/2010 às 13h16

Comentários (1)

Foto Ormuzd Alves

Foto Ormuzd Alves

Presente na mesa da grande maioria dos brasileiros, o pão é hoje um dos alimentos mais apreciados. Também, pudera, só aquele cheirinho irresistível que se espalha pela casa… Assim é o pão caseiro quando sai do forno. Mão na massa e… resista, se puder:

 Nunca coloque toda a farinha pedida na receita de uma só vez. Dependendo da qualidade, da temperatura do dia e do tamanho dos ovos , a massa pode ficar dura.

 Para que o pão cresça por igual, use os ingredientes sólidos na temperatura ambiente. Já os líquidos devem estar mornos.

 Para verificar se a massa está crescida aperte-a com o dedo. Se ficar marca, está pronta para ir ao forno. O truque de colocar uma bolinha de massa num copo com água também funciona. Se a massa subir, é sinal que cresceu o suficiente.

 Sempre preaqueça o forno antes de levar o pão para assar. Mantenha a temperatura alta por 10 minutos e, em seguida, abaixe-a até que o pão esteja dourado.

 Caso o pão doure muito rápido, termine de assá-lo coberto com papel-alumínio, sem apertar, tomando o cuidado de deixar a parte brilhante voltada para o alimento.

 PARA A MASSA CASEIRA FICAR NO PONTO

Peneire a farinha sobre o local que irá manusear a massa, formando um monte. Faça uma cavidade o centro e coloque os ovos. Acrescente o óleo e o sal.

 Antes de juntar os ovos à massa, misture-os ao óleo e ao sal com os dedos.

 Trabalhe com ela até que esteja consistente. Divida a massa em duas, coloque uma das partes sobre uma superfície polvilhada e trabalhe-a com a base da mão.

 Amasse de 05 a 10 minutos, até a massa esteja elástica e não grude mais. Repita o processo com a outra parte.

 Junte os dois pedaços, formando uma bola. Cubra com um pano seco e deixe descansar por cerca de 1 hora.

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com