10 abr

Bem-estar

9 alimentos que dão energia e garantem o pique

Por Karla Precioso postado em 10/04/2011 às 18h00

Comentários (7)

Foto reprodução

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Alguns alimentos, como açúcar e café, dão energia e animam, mas esse bem-estar é passageiro. Logo depois, a sensação de estafa piora. Para não cair nesta armadilha, confira algumas dicas das nutricionistas da Rede Mundo Verde sobre alimentos energizantes:

Cereais integrais: oossuem carboidratos combinados com vitaminas e minerais que dão energia ao corpo. Inclua no cardápio arroz integral, aveia e quinua em flocos e prefira os pães e biscoitos na versão integral.

Banana: A banana possui frutose (açúcar encontrado nas frutas), vitaminas e. É ainda fonte de triptofano, aminoácido que serve de matéria prima para a produção de serotonina, um neurotransmissor relacionado ao bem-estar e disposição. A banana passa ou a fruta amassada com quinua em flocos são ótimas opções de lanche para garantir disposição durante a tarde

Maçã: Além de fonte de frutose, encontramos o ácido málico que ajuda na produção de energia. Use a maçã in natura, desidratada ou assada salpicada com canela.

Amêndoas: Oleaginosa rica em proteínas e gorduras boas. Fácil de levar e de comer. Garante energia e disposição.

Chá Verde: Opção para o café da manhã. Contém menos cafeína que o café, mas acelera o metabolismo e estimula o cérebro a funcionar mais rápido.

Linhaça ou óleo de peixe: O omega-3, encontrado na linhaça, é um tipo de gordura que constitui o cérebro, por isso é importante no bom funcionamento da mente. Melhora também a circulação, ajudando na chegada de oxigênio no cérebro.

Levedo de cerveja: Fonte de vitaminas do complexo B que participam de diversas reações no organismo, inclusive aquelas responsáveis pelo fornecimento de energia

Mel: Fornece energia rápida para as células, já que é prontamente absorvido pela corrente sanguínea ao ser digerido. Mas, por ser calórico, deve ser consumido com moderação e é contra-indicado para diabéticos.

Açaí: O açaí é um poderoso energético, principalmente se servido com mel e granola. Fonte de proteínas, lipídios, fibra, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas B1, B2 e C. É fonte ainda de antioxidantes que neutralizam os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce e doenças como câncer.

Atenção: além de incluir no cardápio estes alimentos, é de extrema importância realizar refeições a cada 03 horas para evitar a queda de glicose no sangue e a falta de energia para o organismo!

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

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Comentários (7) em "9 alimentos que dão energia e garantem o pique"

  1. Fátima disse:

    olá, Karlinha tudo bom,
    olha só eu tenho 35 anos e vivo lutando contra a balanaça, sempre quiz ser magra, mas hoje em dia só quero ter uma vida mais saudavel emegrecer um pouco, e também desincha, pois me sinto pesada e no meio da manhã não consigo se quer tirar minha aliança do dedo. Se você puder me envie algumas dicas para não incharar.

    beijos…

  2. J.Carlos disse:

    Me admira falarem que o mel é prejudicial aos diabéticos.tenho propensão e venho consumindo em larga escala, sem nenhuma alteração na minha taxa de glicose.O mel é o único alimento da natureza que não estraga. É ouro e vida…Falo do mel puro, e não do falsificado, que este,sim, faz mal à saúde…

  3. yoran freire disse:

    Muito boa e proveitosa as informações passadas irão ser de grande ajuda para mim. irei estabelecer um cardápio novo no mu dia a dia, pois sou um tipo de pessoa que trabalho bastante em cima do meu corpo e com isso fico com muito cansaço constantemente, devido as atividades físicas praticadas todos os dias.

  4. adilson batista dos santos disse:

    gostei muito das dicas foi o que eu procurava

  5. vanessa disse:

    haaaaaai amei essas dicas eu vou fazer tudo de acordo com esse site e vou sauvar no meu pc como favoritos eu amei essas dicas HAhaaaaaaaa