08 ago

Bem-estar

Camomila acalma, cuida da pele e dos cabelos

Por Karla Precioso postado em 08/08/2011 às 16h00

Comentários (0)

Estudos comprovam que a camomila, erva de aroma intenso,  além de calmante e digestiva, ainda suaviza a pele e embeleza os cabelos.“A camomila é um excelente produto fitoterápico, tanto de uso interno quanto externo”, explica a farmacêutica Vanessa Paiva Vaz Netto.

O tradicional chá de camomila, por exemplo, é reconhecido como um relaxante e tranquilizante natural, auxiliando no tratamento de problemas provocados por tensão nervosa, como insônia e dor de cabeça.

Na cosmética, seus poderes são conhecidos há mais de 4 mil anos. O chá natural é usado para realçar o tom dourado dos cabelos louros. Em compressas, suaviza olheiras e inchaço dos olhos. “O responsável por essas maravilhas é o óleo essencial da camomila, chamado azuleno, um ingrediente muito utilizado pela indústria cosmética”, conta a especialista.

Seus benefícios vão além: serve para curar infecções. “A camomila se mostrou bastante eficaz nos estudos deste tipo de tratamento”, completa a farmacêutica. 

Como usar:

Contra a insônia: use flores secas de camomila para fazer travesseiros. Seu aroma delicado e suave ajuda a acalmar e diminuir a ansiedade.

Compressas: para combater inflamações e inchaços dos olhos, aplique compressas com o chá de camomila. Utilize um pano bem limpo, embebido no chá morno, coloque suavemente sobre os olhos.

Banho calmante e relaxante: coloque um punhado de flores secas na água morna da banheira. É ideal para acalmar a agitação dos bebês e favorecer um sono tranquilo.

Suavizante da pele: o óleo de camomila (encontrado em farmácias de manipulação) é um ótimo suavizante para queimaduras e irritações da pele.

Curiosidade
Dizem que a camomila dá muita sorte e ajuda a atrair dinheiro, por isso, em tempos remotos, os jogadores costumavam lavar suas mãos com chá de camomila antes de jogos importantes.

fonte: R7/Cristiana Arcangeli

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria e Viva! Mais, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com