02 abr

Bem-estar

Chá de ervas frescas ou de saquinho? Quais as diferenças?

Por Karla Precioso postado em 02/04/2011 às 11h00

Comentários (0)

Foto reprodução

Foto reprodução

O mundo dos chás tem muito para oferecer, começando pelas duas principais formas de apresentação: chá ‘solto’ (de ervas frescas) ou chá em saquinhos. Muito distintos, descubra as diferenças entre um e outro

- Os entendidos na matéria de chá afirmam que a principal diferença entre os dois tipos de chás é o sabor. E o sabor está diretamente relacionado com o tamanho das folhas: enquanto o chá solto é composto por folhas inteiras ou grandes pedaços, o chá em saquinho é composto por pequenas folhas, algumas das quais partidas. Em chás de saquinhos de qualidade inferior, as folhas presentes nas mesmas já foram praticamente reduzidas a um pó. Quanto mais pequenas e desfeitas estiverem as folhas, mais depressa se destroem os óleos essenciais do chá, ou seja, aqueles que são responsáveis por todo o sabor da bebida. Diz-se ainda que o sabor de um chá solto é melhor do que um chá em saqueta porque na hora da infusão as folhas necessitam de espaço para expandirem e libertarem todo o seu sabor, cor e aroma. Uma boa circulação da água em torno das folhas de chá é crucial. Nos saquinhos isso não acontece porque as folhas estão comprimidas dentro de um pequeno espaço.

- A forma de guardar o chá também difere. Enquanto o aspeto prático do chá em saquinho permite que ele seja simplesmente guardado na sua caixa original, o chá solto precisa ser armazenado num recipiente próprio para alimentos, de preferência em latas ou frascos de metal ou cerâmicos escuros, com uma tampa hermética.

- Uma das grandes vantagens do chá em saquinho é que, além de serem extremamente práticos, são ideais tanto para a preparação de uma xícara ou bule de bebida. Já o chá solto pede vários ‘testes’ até que você encontre a medida exata de ervas para preparar o chá. 

- Devido à sua embalagem pronta para usar, o chá de saquinho não requer nem um infusor nem um coador de chá, ao contrário do chá solto, que necessita de um coador na hora da infusão ou depois de preparado.

- Embora atualmente exista uma variedade enorme de sabores e tipos de chás em sqquinhos, a  variedade é muito mais vasta na área dos chás soltos.

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria e Viva! Mais, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com