05 jun

Bem-estar, Saúde

Guaco ajuda a respirar melhor

Por Karla Precioso postado em 05/06/2011 às 16h00

Comentários (0)

Xarope de guaco é tiro e queda para a tosse. Foto Getty Images

Xarope de guaco é tiro e queda para a tosse. Foto Getty Images

Quem nunca ouviu falar que um bom xarope dessa erva é tiro e queda contra tosse, asma e bronquite? A vovó já dizia isso e tinha toda razão! A ciência comprovou suas propriedades medicinais e atestou seu efeito broncodilatador e expectorante. A planta, também conhecida como erva-da-serpente, cipó-catinga ou erva-de-cobra, concentra em suas folhas a cumarina, a substância de onde vem o seu cheiro característico (semelhante à baunilha) e o poder de abrir os pulmões. Não é à toa que o guaco carrega a fama de deixar o ar circular livre pelo peito e pelo nariz. Aprenda como tirar proveito dessa maravilha natural.

 04 efeitos que aliviam

 Segundo uma pesquisa da Universidade Federal do Ceará, o chá ou o xarope de guaco agem provocando quatro efeitos simultâneos, que trazem muito alívio:

 Broncodilatador: dilata os brônquios, os canais que levam o ar aos pulmões.

 Béquico: isso quer dizer que inibe a tosse seca (sem secreção).

 Expectorante: acelera o movimento dos cílios que revestem os canais respiratórios, ajudando a eliminar o catarro.

 Balsâmico: ajuda a dissolver a secreção que se acumula nos pulmões, facilitando sua eliminação.

 

Ação garantida

 Depois de colhidas, as folhas devem ser usadas em no máximo 12 horas, senão perdem os princípios ativos.   

 Xarope contra tosse

 Derreta 250 g de açúcar mascavo e acrescente 1 litro de água e 1 xícara (chá) de folhas frescas. Ferva até formar uma calda. Adultos devem tomar 1 colher (sopa) 3 vezes ao dia, e crianças, 1 colher (sobremesa), também 3 vezes ao dia.

 Chá para respirar melhor

 Acrescente 1 colher (sopa) de folhas de guaco picadas em 1 xícara (chá) de água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome duas vezes por dia.

 Na medida certa

 A erva não deve ser tomada por um período longo e é contraindicada para quem tem menstruação abundante, porque aumenta o fluxo.

 Você sabia?

 Simples bochechos com guaco ajudam a evitar a cárie e a placa dental bacteriana.

 As folhas, quando friccionadas nas partes doloridas, aliviam os sintomas de reumatismo e varizes.

 O guaco é originário do Brasil e sempre foi muito conhecido pelos índios, que usavam a planta para combater o veneno das serpentes. Ainda hoje, em algumas regiões, o macerado das folhas é aplicado sobre picadas de cobras e outros animais peçonhentos. Existe também a tradição de usar a planta fresca para manter as cobras afastadas.

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com