12 nov

Bem-estar, Saúde

Conheça 09 dicas para diminuir os sintomas da menopausa

Por Karla Precioso postado em 12/11/2011 às 14h00

Comentários (1)

Quando os ovários param de funcionar, uma nova fase da vida começa para a mulher: a menopausa. Este estágio natural é anunciado por irregularidades menstruais que podem ocasionar depressão, mau humor, calor e disfunções sexuais.  Embora não seja uma doença, é preciso tomar alguns cuidados para diminuir os sintomas do climatério e, consequentemente, resgatar a autoestima e o bem-estar.

Cuide da alimentação:

- Faça pequenas e variadas refeições ao longo do dia. Comer em excesso pode prejudicar o organismo e aumentar o acúmulo de gordura (nessa fase a queima de gordura é bem mais lenta).

 - Crie o hábito de comer linhaça. Assim, você preserva o ômega 3 e lignanas utilizada na terapia de reposição hormonal.

- Devido a facilidade para engordar e aumentar o colesterol ruim e triglicérides, evite frituras, alimentos gordurosos, excesso de açúcares, massas e sobremesas com frequência.

-  Ingerir sementes de amaranto também é uma dica ótima para controlar o colesterol.

- Para ajudar na osteoporose, consuma alimentos ricos em cálcio, como vegetais verde-escuros, peixes, sementes de abóbora, melancia, leite de soja enriquecido com cálcio, tofu, leites de vaca desnatado e seus derivados.

- Aumente o consumo de água. Evite bebidas alcoólicas, café e refrigerantes.

- Introduza a soja na alimentação.

- Aumente o consumo de alimentos antioxidantes, como laranja, kiwi, acerola, mexerica, pimentão, cenoura, abóbora, mamão, tomate, folhas verde-escuras, nozes, castanhas, óleos vegetais, cereais integrais, carnes, castanha do pará, peixes e pistache.

- Cuidado com o excesso de sal na alimentação.

fonte: Associação Brasileira do Climatério

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (1) em "Conheça 09 dicas para diminuir os sintomas da menopausa"

  1. Leila disse:

    Sei como os sintomas da menoupausa ( calores, calafrios e sudorese intensa) são capazes de provocar um terrivel desconforto , logo que começaram em mim, pensei que ia morrer. Em uma determinada noite , tive os sintomas de dez em dez minutos e acordei muita cansada e deprimida. Consultei meu ginecologista e ele me receitou um remédio com fórmula manipulada ( produto fitoterápico) em em três dias os sintomas desapareceram ( graças á Deus) , por isso quero comartilhar com todas , pois minha vida melhorou muito.
    O nome do composto é CIMICIFUGA RACEMOSA 160mg- 01 capsula ao dia.