29 jun

Bem-estar, Saúde

No inverno, aposte no iogurte para reforçar a imunidade

Por Karla Precioso postado em 29/06/2012 às 9h56

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Crédito: Getty Images

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No inverno, as baixas temperaturas diminuem a resistência do organismo, afetando o sistema imunológico. Por isso, nesta estação, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados. O iogurte, por exemplo, é uma opção saudável, e o hábito diário de consumi-lo pode ser uma forma simples de cuidar da saúde. Isso porque é um alimento composto por proteínas, cálcio, vitaminas A, do complexo B e zinco — nutrientes que reforçam a imunidade,além de contribuírem na formação ou reparação de tecidos corporais, ossos e dentes, fornecerem energia, equilibrarem a flora intestinal e combaterem radicais livres. “O iogurte pode ajudar a retardar o envelhecimento, tanto na questão estética quanto em relação à saúde, já que dá resistência ao corpo, melhora o aspecto da pele e previne doenças”, diza Graziela Yang, nutricionista da rede Tutti Frutti Frozen Yogurt.

Outra boa notícia é que o iogurte tem valor calórico baixo e seus componentes também podem ser auxiliares na dieta, por darem sensação de saciedade.

Iogurte com pedaços ou batidos com frutas, mel, gengibre, canela e sementes oleagenosas pode ser um excelente substituto de doces nas sobremesas. O mel e a canela, por exemplo, têm componentes com ações antibacterianas e que agem como antibióticos naturais. A laranja, a acerola, o cacau, a framboesa preta, a amora, o morango, o kiwi, a banana, o gengibre, a castanha-do-pará, a castanha e a amêndoa também são importantes aliados do sistema imunológico. “A banana, por exemplo, é rica em fibras, potássio, cálcio e vitaminas A, C e do complexo B”, explica a nutricionista.

Dicas:
Banana ao forno com canela e frozen de gengibre
Corte ao meio no sentido vertical uma banana – pode ser a terra ou a nanica. Leve ao forno, coberta com extrato de agave e canela em pó, deixe até que a banana quase derreta. Sirva ainda quente com o frozen de gengibre.

Frutas com frozen de brigadeiro
Sirva bananas, maçãs, morangos e kiwis picados com frozen de brigadeiro. Use semente olegenosas para dar um toque especial.

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria e Viva! Mais, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

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