15 abr

Bem-estar

O poder do toque nas relações afetivas, na saúde física e emocional

Por Karla Precioso postado em 15/04/2011 às 9h00

Comentários (5)

foto reprodução

foto reprodução

O toque é uma linguagem poderosa para melhorar a convivência entre as pessoas, portanto aprender a cuidar, a tocar e a massagear é algo renovador, acolhedor e estimulante para as relações afetivas. É  uma oportunidade de redescobrir o outro , de ganhar mais intimidade e transmitir sensações nutritivas para o corpo.   

Fisicamente falando,  a pele é uma vasta superfície de sensibilidade que emite sinais para todo o sistema nervoso. Esse, por sua vez, produz diferentes hormônios para cada tipo de estímulo que a pele vivência. Quando o toque é um estímulo praticado e recebido por pessoas que têm afinidade, empatia , respeito, amor e confiança são produzidos hormônios como a serotonina, a ocitocina e a endorfina. Todos eles trazem a sensação de prazer e de bem-estar, e são fundamentais para uma vida emocional saudável.

Portanto, tocar-se é mais que um gesto de carinho: é também um cuidado físico!

fonte: terapeuta corporal Arandi Vasconcellos, e-mail: arandididi@hotmail.com

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (5) em "O poder do toque nas relações afetivas, na saúde física e emocional"

  1. Maze Lombardi disse:

    Realmente a sensação de bem estar muitas vezes está relacionada a pequenas ações diárias e cotidianas que transformam nossa vida.
    Faço a meses um tratamento na Biomind, onde me mostram que a sensação de bem estar, está sim na relação com as pessoas, na relação e na escolha dos alimentos e em outras diversas opções cotidianas que muitas vezes passam despercebidas por nós.

  2. Aline Reis disse:

    É verdade,concordo com esta matéria,pois eu sou de tocar,cheira,isso é maravilhoso traz um bem estar muito bom…

  3. Arandi Vasconcellos disse:

    Olá pessoal ,

    escrevi o artigo com muita vontade de dizer para o mundo como é bom praticar o toque ! principalmente porque muitas pessoas e culturas se esqueceram do valor e da importância de tocar e ser tocado! Os outros sentidos também são importantes e estão relacionados com a nossa saúde integral ! Se alimentar bem, ouvir música boa ter conversas agradáveis, comtemplar uma bela paisagem, sentir o aroma de algo que vc goste … grande abraço arandi

  4. MARIA ISABEL BRENNICHE disse:

    Adorei a materia, acho muito importante o toque, independente da relação afetiva, somos todos irmãos filhos do mesmo pai ( pai eterno) . Toque aproxima, emite boa energia, fortalece, é capaz de edificar aquele que ” está prá baixo”, unir as pessoas. Deveriamos exercitar mais, não esperar o final do ano, a pascoa e outras comemorações. SINTAM-SE TODOS TOCADOS DE MUITO AMOR. RECIFE\ PE