10 jan

Bem-estar, Saúde

Chás que combatem doenças e proporcionam bem-estar

Por Karla Precioso postado em 10/01/2012 às 13h00

Comentários (2)

Alguns chás têm o poder de contrabalançar o envelhecimento causado pelo estresse e pela sobrecarga mental. O chá preto, antes considerado nocivo por causa de seu teor de cafeína, hoje é considerado tônico. Conheça outros  poderes da bebida de ervas para a saúde:

- Chá preto: pesquisadores da Tokyo Medical University demonstraram que tomar chá preto após as refeições muito gordurosas ajuda a circulação sanguínea. Outra pesquisa indica que as pessoas que bebem quatro xícaras ou mais por dia reduzem pela metade o risco de um ataque cardíaco e diminuem a pressão sanguínea. O consumo do dobro desta medida foi associado à redução do risco de câncer.

- Chá verde: estudos comprovam que o chá verde, um antioxidante potente, estimula o sistema imunológico e aumenta a expectativa de vida, reduz o risco de doenças cardíacas e as inflamações. Antibacteriano e antiviral, também ajuda a queimar calorias, segundo pesquisa da Universidade de Genebra. Beber mais de duas xícaras por dia ajuda a preservar a memória. Ingira de três a seis xícaras por dia.

- Chá branco: ele contém ainda mais substâncias ativas e potencial terapêutico que o chá preto e o verde. Na China ele é tido como estimulante da meditação. Beba antes da sessão de ioga.

- Chá de hortelã-pimenta: bom para revigorar o cérebro e aliviar o desconforto estomacal.

- Chá de urtiga: ajuda a preservar os ossos e também é antioxidante.

- Chá de gengibre: fornece energia instantânea, protege as articulações e auxilia a circulação. Rale um pedaço de 2,5 cm numa xícara, despeje água fervente e deixe descansar por 10 minutos. Adoce com mel.

- Chá de camomila: é um sedativo natural que facilita a digestão e alivia dores de cabeça causadas pelo estresse.

Dicas extraídas do livro 1001 formas naturais de se manter jovem – Publifolha

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria e Viva! Mais, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (2) em "Chás que combatem doenças e proporcionam bem-estar"

  1. chris disse:

    Estou tomando chá verde há três semanas e já sinto diferença, tanto na digestão dos alimentos como na retenção de líquido do meu corpo. Estou amando!!!!!
    Tenho um blog de beleza da uma passadinha lá. http://www.katanhana.wordpress.com