10 jan

Bem-estar, Saúde

Pitanga diminui os níveis de triglicérides e ajuda a baixar a pressão

Por Karla Precioso postado em 10/01/2012 às 15h00

Comentários (1)

Foto reprodução

Foto reprodução

Estudo da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), em Pirassununga, interior do estado, revela que muitas das substâncias que conferem aquele cheiro adocicado à polpa, principalmente os monoterpenos, são as mesmas que aparecem nas folhas da pitangueira, usadas há séculos pela população em chás medicinais.

O que folhas e fruta têm em comum são compostos voláteis, isto é, que se desprendem no ar — daí o perfume — , cujos efeitos foram comprovados contra uma série de males: podem combater a diarreia, aliviar a febre e as inflamações, diminuir os níveis de triglicérides e ainda baixar a pressão (outro estudo argentino realizado pela Universidade Nacional de La Plata provou que os compostos da pitangueira aceleram a eliminação de sais minerais, como o sódio, que alavancariam a pressão). Mas a questão é: tanto no combate à hipertensão quanto contra qualquer outro mal, tomar o chá sem nenhum critério pode ser perigoso. “O exagero leva à perda de grandes quantidades de potássio e isso pode afetar até a frequência cardíaca” alerta o farmacologista João Ernesto Carvalho, da Universidade Estadual de Campinas.

A descoberta da Faculdade de Zootecnia, no entanto, facilita a vida. “Em vez de beber o chá das folhas, tome o suco da fruta”, diz a cientista Alessandra Lopes, que coordenou o estudo dessa universidade. Mesmo que você não tenha em casa pitangas frescas para bater no liquidificador, a polpa congelada conserva os benefícios das substâncias perfumadas. Segundo a cientista, o bom é incluir um copo da bebida no cardápio diário.

Quer mais benefícios? Tem. O suco leva vantagem em relação ao chá até pela cor, resultante de um coquetel de antocianinas, flavonoides e carotenoides. Cada um dos integrantes desse trio tem fama de ser um excelente antioxidante, que combate os radicais livres, prevenindo contra câncer. A pitanga também tem o dobro de licopeno que o tomate – outra substância com valor reconhecido na prevenção de tumores. Que maravilha, né?

fonte: Revista Saúde 

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria e Viva! Mais, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (1) em "Pitanga diminui os níveis de triglicérides e ajuda a baixar a pressão"

  1. maresiasflor disse:

    VALEU…………………