16 jan

Bem-estar, Saúde

Remédios naturais para aliviar a dor de cabeça

Por Karla Precioso postado em 16/01/2012 às 16h00

Comentários (0)

foto reprodução

foto reprodução

Dor de cabeça não é uma doença, mas sim um sintoma que pode ter muitas causas. Na maioria dos casos, não é preciso fazer uso de medicamentos analgésicos. Inúmeros remédios caseiros oferecem alívio rápido e duradouro. Aprenda a preparar alguns:

- Descanse alguns minutos  com uma pedra de gelo envolta em um pano sobre a testa.

- Esfregue a região das têmporas, da testa e do pescoço com algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta, cravo ou alecrim.

- Coloque a casca de um limão sobre as têmporas com a parte interna em contato com a pele (remova a membrana branca).

- Prepare uma compressa quente e relaxante: coloque linhaça, cebola picada (os dois aquecidos no micro-ondas ou no vapor) ou batatas quentes amassadas envoltas em um pano de algodão. Aplique-a sobre o pescoço até que esfrie.  

- Ataques fortes e repentinos de dor de cabeça podem ser combatidos com um escalda-pés: mergulhe os pés até a altura dos tornozelos em água quente (entre 30º e 32ºC), acrescentando, aos poucos, mais água quente até atingir a temperatura de 40ºC. Faça o escalda-pés durante 15 minutos.

- Chá fresco preparado com casca de salgueiro-branco também ajuda. Ele contém salicina, um parente natural do ácido acetilsalicílico, presente em muitos remédios contra a dor. Veja como preparar: coloque 1 colher (chá) de salgueiro-branco em 250 ml de água fervente. Deixe esfriar por 5 minutos, coe e beba em seguida.

fonte: livro O melhor da Sabedoria Popular – Seleções

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria e Viva! Mais, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com