10 nov

Beleza, Bem-estar

Transpiração excessiva ou sudorese: o que fazer para aliviar o desconforto

Por Karla Precioso postado em 10/11/2011 às 15h00

Comentários (2)

Foto reprodução

Foto reprodução

Para quem sofre com transpiração excessiva, hiperhidrose ou sudorese, o tormento aumenta especialmente no verão. Na verdade, todos nós temos uma sudorese fisiológica, que é normal. É a forma do corpo regular a temperatura através da perda de água e sais minerais por transpiração. Acontece quando se realiza exercícios físicos ou se fica exposto ao sol, por exemplo.
O problema ocorre quando o suor excessivo ocasiona desconforto e constrangimento, dificulta as atividades do dia-a-dia e interfere no trabalho, no lazer e nas atividades sociais. E esse caso se classifica como hiperhidrose. Se essa sudorese exagerada trouxer também odor fétido, chama-se Bromidrose. A bromidrose é causada pela decomposição do suor, por bactérias e fungos e contribui para o aparecimento de doenças de pele.

Sintomas

O início dos sintomas pode ocorrer na infância, na adolescência ou somente na idade adulta, por razões desconhecidas. Eventualmente há histórico familiar.

Os fatores desencadeantes da sudorese excessiva são o aumento da temperatura ambiente, o exercício, a febre, a ansiedade e a ingestão de comidas condimentadas. Geralmente, há melhora dos sintomas durante o sono. O suor pode ser quente ou frio, mas a sudorese é constante. Pode afetar todo o corpo ou ser confinada à região palmar, plantar, axilar, infra-mamária, inguinal ou cranio-facial, desencadeando o desconforto de ficar com as roupas constantemente molhadas e manchadas, aspecto de má higiene e impressão de descontrole emocional.

Causas

As causas podem ser as mais diversas, desde obesidade, menopausa, uso de drogas antidepressivas, alterações endócrinas e neurológicas com disfunção do sistemas nervoso e até mesmo desconhecidas em alguns casos. Quando o quadro de hiperidrose é grave, ocorre gotejamento espontâneo na região afetada. Nos casos mais graves, a pele pode ficar macerada ou mesmo fissurada.

Algumas mudanças de hábitos ajudam a aliviar o desconforto:

 - Banho com sabonete desodorante: seu uso prolongado pode levar à dermatite.

- Não calçar o mesmo par de sapatos por dois dias seguidos; utilizar palmilhas absorventes, que devem ser substituídas freqüentemente.

- Evite banhos muito quentes, que elevam a temperatura do corpo, fazendo você suar muito mais após o banho.

- Evite roupas de tecidos sintéticos, como lycra ou poliéster, que não absorvem o suor e dificultam a evaporação.

- Uso de talco ou amido de milho natural (para os casos mais leves): deve ser aplicado entre os dedos, sob as mamas ou em pregas da pele.

- Use loção adstringente ou lave a cada quatro horas (com sabonete neutro) o rosto, o pescoço, as axilas e as mãos, o que ameniza a sensação de desconforto causada pelo suor e evita a proliferação de bactérias e o odor desagradável.

- Use roupas claras, pois as cores escuras evidenciam a marca de suor e absorvem mais o calor.

- Use blusas de mangas sempre de algodão ou de linho, que absorvem o suor debaixo dos braços.

Tratamento

A toxina botulínica antes era apenas conhecida como excelente no controle das rugas. Hoje, já é bastante usada para o controle da hiperidrose ou suor excessivo nas axilas nas palmas das mãos e plantas dos pés.

O tratamento cirúrgico, por ser mais invasivo e necessitar de internação com anestesia geral, é a última alternativa. Indicada apenas para os casos de hiperhidrose grave ou hiperhidrose moderada com significativa piora de qualidade de vida.

fonte: Dra Gisele Barbosa – Dermatologia estética

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria e Viva! Mais, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (2) em "Transpiração excessiva ou sudorese: o que fazer para aliviar o desconforto"

  1. Danilo disse:

    Bom dia.
    Eu sofro muito com a minha transpiração excessiva, quando fico em algum ambiente fechado os sintomas pioram e muito, minha mão chega a pingar até, no torax também transpiro, qual.
    Qual médico eu deve procurar para tratar esse problema?