14 dez

Cozinha, Saúde

7 diferenças entre açúcar mascavo e açúcar cristal

Por Karla Precioso postado em 14/12/2011 às 12h00

Comentários (1)

Foto reprodução

Foto reprodução

1 – O tipo mascavo nada mais é do que o açúcar bruto. Quase sem aditivos, ele não é submetido ao branqueamento e ao refinamento. Por isso, conserva bons teores de sais minerais. Já o cristal, granulado, fica no meio-termo dos processos industriais — o que o torna menos nutritivo.

2 – Uma colher de chá do açúcar mascavo, o equivalente a 4 gramas, fornece 15 calorias. O cristal, em contrapartida, garante um pouco mais de energia: quase a mesma quantidade contém 19,25 calorias.

3 – Para ter ossos mais resistentes, use açúcar mascavo. Ele é riquíssimo em cálcio, mineral que, além de prevenir a osteoporose, participa da coagulação sanguínea. Ele tem cerca de 3,40 miligramas de cálcio, contra 0,07 do açúcar cristal.

4 – Hipertensos, atenção: estes dois tipos têm sódio, mineral encontrado em doses generosas no sal e que, em excesso, ajuda a disparar os níveis da pressão.

5 – Quem faz atividade física precisa de muito potássio no organismo. E o açúcar mascavo é fonte riquíssima dessa substância. Ele contém 13,76 miligramas e o cristal tem 0,17 miligrama.

6 – O tipo mascavo tem também magnésio, importantíssimo para o funcionamento do sistema imunológico (o tipo cristal não contém magnésio).

7 – Os dois tipos de açúcar contêm selênio, mineral que barra a ação dos danosos radicais livres.

* Os valores referem-se a 1 colher de chá de açúcar mascavo e a mesma medida de açúcar cristal.

fonte: Revista Saúde

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria e Viva! Mais, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (1) em "7 diferenças entre açúcar mascavo e açúcar cristal"

  1. Felipe disse:

    Parabéns pelo conteúdo… esclareceu todas minhas dúvidas! é um ótimo artigo!