02 abr

Saúde

Especiarias controlam o colesterol e, de quebra, retardam o envelhecimento

Por Karla Precioso postado em 02/04/2011 às 15h00

Comentários (0)

Especiarias fazem bem à saúde.

Especiarias fazem bem à saúde.

O médico e pesquisador americano Nicholas Perricone estudou os benefícios dessas duas especiarias e garante que ambas produzem efeitos benéficos à saúde:  algumas pitadas de açafrão, por exemplo, produzem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes significativos- o que ajuda a retardar o envelhecimento. Tem mais: o simples fato de mexer o cafezinho com um pau de canela já é o suficiente para diminuir o nível de açúcar no sangue. Veja mais benefícios:

Canela
- Ajuda a aumentar a capacidade das células para utilizar a glicose, podendo, portanto, normalizar o nível de açúcar no sangue. Menos da metade de uma colher (chá) de canela por dia diminui em 20% o nível de açúcar no sangue, reduz entre 7% e 27% o colesterol e baixa os triglicérides entre 23% e 30%. 

- Os óleos essenciais de canela ajudam a impedir o crescimento de bactérias e fungos, como o Candida albicans, que provoca a candidíase.

- Até o perfume da canela proporciona benefícios: melhora o processamento cognitivo do cérebro, estimulando a atenção, a memória e a agilidade visual e motora. Por isso, velas e aromatizantes de canela em casa são indicadas.

Açafrão
- A especiaria também pode ser considerada uma fonte de antioxidantes poderosos contra o câncer e doenças cardiovasculares.

- Outra substância, a curcumina, também é encontrada no açafrão e traz benefícios à saúde.  Ela constitui apenas 3% a 5% do açafrão, mas esse pouquinho já representa um grande impacto positivo.  

- O médico Perricone recomenda o uso do açafrão até mesmo para quem está preocupado com a estética. “Isso pode ajudar a retardar o processo de envelhecimento e promover rejuvenescimento em todo o organismo, inclusive na pele”, afirma. 

-  Atua na prevenção da doença de Alzheimer.

- Protege o fígado.

- Amplia os benefícios terapêuticos quando usada em conjunto com peixes de águas geladas ou óleo de peixe (ricos em ácidos graxos essenciais ômega-3).

Aproveite!

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria e Viva! Mais, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com