27 jan

Saúde

Cardápio para diabéticos

Por Karla Precioso postado em 27/01/2011 às 11h00

Comentários (3)

Foto reprodução

Foto reprodução

A alimentação é fundamental para manter a boa saúde de quem tem diabetes. Um cardápio saudável é aquele que proporciona variedade. Os carboidratos podem e devem estar presentes nas refeições desde que sejam proporcionais às necessidades da pessoa.

A nutricionista Lara Bäuerlein, especialista em Diabetes pelo Associação Alemã de Diabetes e em Nutrição Humana e Saúde pela Universidade Federal de Lavras, dá algumas dicas de um cardápio ideal para quem tem a doença:

- Inicie as refeições com uma salada. As fibras servem para forrar o estômago, fazendo com que o carboidrato seja absorvido de maneira gradativa e evitando o aumento rápido da glicemia.

- Evite tomar sucos de frutas, porque elos vão direto para o intestino, tendo efeito imediato na glicemia. A bebida é ideal quando se está com a glicemia baixa. Sucos que têm índice glicêmico baixo e, portanto, podem ser consumidos são: maracujá, limão, carambola, acerola e caju.

- As frutas devem ser consumidas in natura, porque são excelentes fontes de vitaminas e minerais. O seu nutricionista é quem deve listar as frutas permitidas no seu caso.

- Nem todos os produtos diet são recomendados. Por isso, antes de ingerí-los, verifique no rótulo da embalagem qual sua finalidade.

- Quando a glicemia estiver mais alta, prefira ingerir os alimentos inteiros em vez de em pastas e purês.

fonte: Revista Ponto de Encontro/ nutricionista Lara Bäuerlein

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (3) em "Cardápio para diabéticos"

  1. kleber disse:

    boa tarde!!

    Eu me chamo kleber tenho 27 anos,e desde os meus 18 anos de idade eu descobri que tinha diabetes tipo 2,confesso que não faço dieta,e não tomo os remédios como deveria,tirando o fato de alguns momentos eu ficar solonento,fora isso eu não sinto mais nada….Nada mesmo,também sou sedentário,pois trabalho muito e estudo chego em casa muito tarde!! Màs nem sempre eu fui assim,quando eu era mais ativo,eu me sentia bem melhor e a minha taxa era bem baixa,por volta de 130,hoje ela fica na casa dos 280,fui ao médico e ele me orientou a tomar insulina,más sinceramente eu prefiro fechar a boca e fazer mais exercícos,será que funciona?

  2. erika disse:

    gostaria de uma dieta descobri que estava com diabetes quando ela tava 460 que faço