08 out

Saúde

Dieta para evitar pedras nos rins

Por Karla Precioso postado em 08/10/2011 às 16h00

Comentários (4)

Foto reprodução

Foto reprodução

Mudar a dieta pode, sim, prevenir o aparecimento dos temidos cálculos renais. Dados estatísticos apontam que metade desse grupo poderá vir a ter um novo cálculo dez anos após a ocorrência anterior.

Para fugir da reincidência, vale incorporar ao cardápio diário alimentos que ajudem a eliminar o oxalato de cálcio, matéria-prima do famigerado cálculo renal, ou ainda aqueles que ajudam a ficar o cálcio. Assim você pode driblar as pedras, tirando-as do seu caminho.

Consuma 

- Verduras cheias de fibras e viamina B6, como couve e repolho. Elas ajudam a eliminar o oxalato de cálcio.

- Alimentos ricos em magnésio, como os cereais integrais, auxiliam na prevenção dos cálculos porque o mineral fixa nos ossos o cálcio, que fortalece o esqueleto, em vez de se acumular nos rins.

Evite:

- Alimentos que aumentam a eliminação de cálcio pela urina, elevando o risco de ele estacionar nos rins. É o que acontece quando consumimos sal em excesso — mais de 6 gramas por dia.

- Existem ainda itens que têm o próprio oxalato na sua composição, caso do espinafre e do chá preto.

- Tenha cautela com as carnes vermelhas, ricas em proteínas. Elas induzem o organismo a retirar o cálcio dos ossos e adivinhe onde ele vai parar? Isso mesmo, nos rins.

Beba muita água:

O líquido aumenta a movimentação das partículas de oxalato no corpo e diminui o risco de elas pararem nos rins. mas, se você estiver sentido cólicas, a água irá distender os canais do órgão que estão obstruídos e irradiar ainda mais a dor.

O ideal seria tomar entre 2 e 3 litros por dia.

fonte: Novo Guia de Nutrição – Saúde é vital!

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (4) em "Dieta para evitar pedras nos rins"

  1. Paulo Roberto Rocha disse:

    Existe alguma coisa que quebre as pedras no rim! Alimento ou liquido pra q a gente não sofra tanto com a cólica? Eu estou passando por isso…Dizem que a cirurgia pode causar necessidade de Emodialise! É verdade?

  2. Amanda Fiorito disse:

    Em relação a causar necessidade a Emodiálise acredito que não seja verdadeira, pois fiz os dois tipos de cirurgia, a laser e pela uretra a 6 anos atrás por causa de uma pedrinha no rim esquerdo e fiquei muito bem, me recuperei perfeitamente, hoje estou com sintomas novamente de calculo renal no rim direito…. em fim… pedra no rim, pode vir da alimentação ou da própria genética.

  3. valdete disse:

    minha filha de apenas 17 anos fez uma nefrolitiase a 3 dias atras,tirou umas 15 pedras nas quais eu trouxe para casa para fazermos um estudo para saber a causa.foi feito uma percutanea ,pelas costas,e mais outra via urinaria,agora ela passa bem,mas sofreu mt ate q fosse chamada para a cirurgia .enfim,graças a Deus td acabou bem,agora é cuidar para não voltar mais .