01 jun

Saúde

Cardápio contra anemia

Por Karla Precioso postado em 01/06/2011 às 13h00

Comentários (0)

Foto reprodução

Foto reprodução

Fraqueza, tontura, palidez na pele e nas mucosas, cansaço, palpitação, falta de ar. Se esses sintomas aparecem com frequência, tavez seja um quadro de anemia.

A doença acontece quando diminuem os níveis de hemoglobina — proteína à base de ferro responsável pelo transporte de oxigênio no organismo. Ela é o principal componente dos glóbulos vermelhos, células do sangue que também caem quando você fica anêmico. Seu corpo, então, acaba recebendo uma quantidade de oxigênio abaixo do normal. Eis a razão dos sintomas. Mas, calma, agumas mudanças no cardápio ajudam a prevenir e resolver o problema.

Aposte nos alimentos ricos em ferro

O ideal é investir na alimentação rica nesse mineral para que nem se instale o tipo mais comum da doença, a chamada anemia ferropriva.

Coloque no cardápio doses generosas de feijão e alimentos de origem animal. Uma boa opçã é o fígado. dois bifes garante a dose diária de que o corpo precisa: entre 10 mg e 12 mg. Entre vegetarianos, porém, é mais frequente outro tipo de anemia, a megaloblástica, quando falta ferro e vitamina B12 no prato — ela também é importante para os glóbulos sanguíneos. É que a dieta dos vegetarianos carece de carne, leite e ovos. O jeito é lançar mão de vegetais verde-escuros, consumidos de preferência crus, pois cerca de 70% de vitamina B12 se perde no cozimento. No leite pasteurizado, a perda pode chegar a 90%. A anemia causada pela deficiência de ácido fólico, muito requisitado durante a gravidez e a amamentação, é menos comum. As boas fontes  desse nutriente são fígado, espinafre, feijão branco, brócolis, germe de trigo, repolho, banana e laranja.

Dica esperta:

Chá preto e café roubam ferro do organismo. Em compensação, a vitamina C melhora absorção do nutriente.

fonte: Livro Guia completo de nutrição – Saúde! é vital

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com