01 dez

Saúde

Conheça os alimentos que podem agravar a gastrite

Por Karla Precioso postado em 01/12/2011 às 10h00

Comentários (0)

foto reprodução

foto reprodução

Queimação, cólica e estufamento são sintomas da gastrite. Para quem sofre desse mal, é fundamental cuidar do cardápio, procurando evitar alimentos que podem agravar os sintomas (certos alimentos favorecem a secreção de ácido gástrico e, por isso, devem ser ingeridos com cuidado).

Pensando nisso, o Portal Minha Vida preparou dicas de 10 alimentos que devem ser evitados por quem sofre de gastrite:

 1-   Produtos ricos em corantes e conservantes

Esses alimentos tem um grande potencial para agravar ainda mais o quadro, pois causam a irritação da mucosa gástrica.

 2-   Chicletes, com ou sem açúcar

O estômago se prepara para receber o alimento sempre que mastigamos algo. Esse preparo envolve a produção de uma quantidade adequada de ácido para o processo digestivo. Com a chegada do alimento, esse ácido desempenha sua função e não é lesivo à parede gástrica. Mas, ao mastigar o chiclete, o estômago é ‘enganado’. Não ocorre a chegada de alimento na cavidade gástrica e, portanto, a quantidade de suco gástrico produzido pode ferir o estômago e fazer a gastrite atacar.

 3-   Frituras e embutidos

O efeito dos embutidos está associado à quantidade de corantes e conservantes que esses alimentos contêm, causando irritação da parede do estômago. Com as frituras, o processo é muito semelhante. Preparações fritas, principalmente, de óleos reutilizados, causam grande irritação gástrica e agravam os sintomas da gastrite.

 4-   Carnes vermelhas

O estômago é responsável apenas pela digestão de alimentos protéicos, como as carnes, induzindo ainda mais a liberação das enzimas digestivas e podendo agravar a inflamação. Além das proteínas, as gorduras presentes em alguns cortes de carne, como a picanha, tornam a digestão mais lenta, deixando o alimento parado no estômago por um período maior, piorando assim os sintomas gástricos.

 5-   Leite e seus derivados

O leite e seus derivados fazem parte dos alimentos protéicos, e a alteração digestiva é semelhante à das carnes. Seu consumo nunca deve ser feito na tentativa de melhorar a dor gástrica, pois haverá uma melhora imediata em resposta à chegada de alimento no estômago, mas o agravamento da gastrite virá logo em seguida

 6-   Açúcar e doces

O açúcar tem uma rápida digestão, podendo aumentar a fermentação intestinal e causar o desconforto gástrico.

 7-   Condimentos fortes

Na gastrite, há um processo inflamatório e o consumo alimentos fortes poderá ferir ou agravar a lesão inicial. Pimenta, temperos prontos, molho shoyu, catchup, mostarda são exemplos desses alimentos.

 8-   Cafeína

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, cafeína não está somente no café mas também nos chás preto, mate e nos refrigerantes à base de cola. A cafeína é um potente irritante gástrico e deve ser evitada durante o tratamento da gastrite.

 9-   Frutas cítricas

Frutas como laranja, mexerica, limão, maracujá, abacaxi e kiwi. O teor de acidez das frutas cítricas pode agravar a lesão gástrica e causar dor

 10-Bebidas alcoólicas

O álcool também é extremamente agressivo à mucosa estomacal. Ele pode causar e/ou agravar um estado de inflamação.

fonte: Portal Minha Vida

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com