21 fev

Saúde

Dificuldade para urinar pode estar ligada ao crescimento da próstata

Por Karla Precioso postado em 21/02/2011 às 11h35

Comentários (0)

Foto reprodução

Foto reprodução

A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é a doença mais frequente nos homens e se caracteriza pelo aumento progressivo do volume da próstata, o que pode provocar dificuldade para urinar, entre outros problemas. Sua incidência cresce com o passar dos anos, podendo atingir quase 90% dos homens com idade de 80 anos: “Não se sabe ao certo o mecanismo que leva ao crescimento da próstata a partir dos 45 anos, mas acredita-se que com o avanço da idade ocorram mudanças hormonais que levariam ao aumento da glândula”, explica o urologista Fernando Almeida, responsável pelo Centro de Distúrbios da Micção e Incontinência Urinária do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

Se não for tratado, o aumento progressivo do volume da próstata provoca complicações no trato urinário, como dificuldade para urinar, enfraquecimento do jato urinário e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. “A próstata envolve a uretra na sua porção mais inicial, logo na saída da bexiga. Desta forma, o aumento da próstata comprime a uretra, canal por onde sai a urina”, esclarece Almeida.

O urologista ressalta que nem todo aumento benigno da próstata levará à obstrução da uretra, mas caso isso aconteça é fundamental passar por tratamento especializado. O avanço do quadro pode provocar complicações nas bexigas e rins, como infecções urinárias, pedras na bexiga e piora da função renal.

A HPB pode ser controlada por medicamentos, indicados para diminuir o volume da próstata ou para relaxar a glândula, facilitando o esvaziamento da bexiga. Casos que necessitam de correção contam com procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos, entre eles a técnica feita pelo canal uretral para remover parte da próstata.

Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos
Rua Borges Lagoa, 1.450 – Vila Clementino, zona sul de São Paulo
Tel. (11) 5080-4000

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria e Viva! Mais, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com