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Cozinha, Saúde

Gorduras trans, insaturadas e hidrogenadas: entenda as diferenças

Por Karla Precioso postado em 14/11/2011 às 15h00

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Foto reprodução

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As gorduras insaturadas geralmente são consideradas mais saudáveis do que as gorduras saturadas. São encontradas em vários alimentos de origem vegetal — principalmente na azeitona, abacate, nozes e soja. As carnes geralmente contêm mais gordura saturada do que insaturada.

As gorduras trans são encontradas principalmente nos alimentos processados. São produzidas quando óleos vegetais são solidificados para produzir gordura vegetal ‘hidrogenada’ e ‘parcialmente hidrogenada’. Como o nome sugere, esse processo envolve a geração de hidrogênio por meio do óleo.

As gorduras hidrogenadas, populares no preparo de alimentos fast-food, são sólidas e não líquidas, como os óleos vegetais, por isso podem alterar a textura dos alimentos processados. Além disso, sua durabilidade nas prateleiras de supermercados é maior. Sem a gordura hidrogenada, uma barra de chocolate, por exemplo, duraria apenas trinta dias, em vez de 18 meses. No entanto, existem cada vez mais indícios associando o consumo de gordura trans ao maior risco de doenças cardíacas.

fonte: livro A verdade sobre a comida – Jill Fullerton-Smith

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria e Viva! Mais, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

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