11 abr

Saúde

Os alimentos inimigos do coração

Por Karla Precioso postado em 11/04/2011 às 14h00

Comentários (0)

Foto reprodução

Foto reprodução

Inimigos do peito, os alimentos listados abaixo alteram o equilíbrio do organismo no sentido de favorecer doenças nas artérias. Eles não precisam necessariamente ser banidos do prato, mas restringir seu consumo é fundamental:

- Gorduras trans: elas estão presentes nas margarinas, sorvetes, chocolates, molhos prontos. Aumentam o LDL e o triglicérides, e, de quebra, baixam o HDL. Ou seja: atacam os vasos em várias frentes.

- Cafeína: presente nos chás preto e verde, café e refrigerantes. Ela é estimulante e pode ativar o sistema simpático, elevando os batimentos cardíacos e a pressão. Sem contar que agrava quadros depressivos e de estresse, provocando ansiedade e irritação.

- Gordura saturada: é encontrada em alimentos de origem animal, como as carnes vermelhas gordas, o leite integral e seus derivados. Aumenta as taxas de colesterol com a maior facilidade.  

- Carboidratos simples: pão branco, massas e doces são absorvidos muito depressa pelo organismo e, assim, elevam de um instante para  o outro as taxas de açúcar no sangue. Sem contar que, em excesso, acabam indo parar na barriga. Sempre que possível, troque-os por itens integrais, cujo açúcar é aproveitado mais lentamente pelo organismo. 

- Açúcar: em exagero, eleva as taxas de glicose e infla a barriga.

fonte: livro Coração de Mulher – Saúde é vital

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria e Viva! Mais, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com