14 nov

Saúde

O cereal que não engorda, não contém glúten e ainda combate doenças

Por Karla Precioso postado em 14/11/2011 às 16h00

Comentários (1)

Foto reprodução

Foto reprodução

Você já deve ter ouvido falar nesse cereal, que é comumente usado na alimentação de pássaros. Mas o que talvez você não saiba é que esse mesmo alimento deve fazer parte da nossa dieta, já que é riquíssimo em nutrientes que fazem bem à saúde, além de delicioso.  

Sua forma de preparo é bastante versátil, podendo ser preparado solto, como o arroz, ou cremoso, como um mingau nas versões salgadas ou doces. E ele acompanha bem vários tipos de pratos.

Pesquisas mostram que, assim como tantos outros cereais integrais, o painço protege contra doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. Ele se destaca por ser considerado boa fonte de importantes nutrientes, entre eles manganês, magnésio, fósforo e de triptofano.

Para você ter uma ideia, o alimento tem quase tanta proteína quanto o trigo, mas não contém glúten, e, por isso, é uma ótima alternativa para os que são sensíveis a essa proteína. Para melhorar ainda mais, tem baixo teor de gordura, portanto, poucas calorias, e é de fácil digestão.

Protetor do coração

 O painço pode ser considerado um alimento auxiliar na saúde cardiovascular devido ao seu alto teor de magnésio. Estudos comprovam que essa substância reduz a pressão arterial e, consequentemente, o risco de infartos. Uma xícara de painço cozido fornece 25% da necessidade diária de magnésio.

Painço e os ossos

 fósforo desempenha papeis tanto no funcionamento como na estrutura do nosso corpo. Faz parte da matriz do osso, por isso alimentos fontes dessa substância são importantes para ter ossos fortes e resistentes.

Painço e energia

A principal energia utilizada pelo nosso corpo se chama ATP, que é dependente de fósforo. Assim, o painço também ajuda a melhorar o ânimo e a combater a fadiga. O fósforo participa ainda da formação de nossas células nervosas, melhorando memória e concentração.

Painço e diabetes

 

Assim como outros cereais integrais, ele é boa fonte de magnésio, que  está relacionado com a secreção de insulina e melhor uso de glicose, e de fibras, que também auxiliam no controle da absorção da glicose.

Painço previne cálculos biliares

 

Alimentos ricos em fibras podem evitar o surgimento de pedras na vesícula. Estudos mostram que pessoas que seguem uma dieta com maiores quantidades de fibras têm 13% menos risco de ter pedras na vesícula se comparados aos que consomem menos fibras. A presença de fibras na alimentação diminui a absorção de gordura e a secreção de bile, daí menos chance dos cálculos.

Painço e prevenção do câncer de mama

Por ser fonte de antioxidantes, lignana e fibras, oferece proteção contra o câncer de mama em mulheres na pré-menopausa.
Fonte: Flávia Morais – Nutricionista rede Mundo Verde

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (1) em "O cereal que não engorda, não contém glúten e ainda combate doenças"

  1. antonio sampaio disse:

    Boa noite,gostei dos assuntos mas quero saber mais sobre grãos que pode ser usado na alimentação humana que não cantenha gluten,por ser celiaco.