14 set

Saúde

Uso prolongado de Omeprazol pode causar câncer

Por Karla Precioso postado em 14/09/2011 às 10h00

Comentários (2)

foto reprodução

foto reprodução

O consumo indiscriminado no Brasil do medicamento omeprazol, indicado contra úlceras e gastrite e distribuído gratuitamente em São Paulo, preocupa os médicos. “Quando a pessoa sabe que vai beber muito e exagerar na comida já toma um omeprazol para prevenir”, diz o presidente da Federação das Sociedades de Cancerologia, Roberto Gomes. ele cita dois estudos recentes que relacionam o uso prolongado do remédio a sérios problemas de saúde, entre eles o tipo mais comum de câncer de estômago, o adenocarcinoma.

O especialista critica a banalização do remédio, que tem sido usado erroneamente como substituto de antiácidos comuns e pastilhas: “Ele não é tão fraco quanto os antiácidos, por exemplo. Isso é preocupante porque não é essa sua função”, diz. ele destaca os resultados de um estudo feito pelo Departamento de Patologia da Universidade de Ciência Médica de Shiga, no Japão, que encontrou 60% mais casos de adenocarcinomas de estômago em roedores que ingeriram omeprazol por um longo período.

Os pesquisadores enfatizam, contudo, que os benefícios desse medicamento supera seus riscos na maioria dos pacientes, mas idosos, desnutridos, pessoas com comprometimento imunológico, doentes crônicos e doentes com osteoporose podem ser mais suscetíveis aos efeitos colaterais.

fonte: Jornal da Tarde

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria e Viva! Mais, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (2) em "Uso prolongado de Omeprazol pode causar câncer"

  1. Maristela disse:

    Eu tenho 41 anos e descobri que tenho hérnia de hiato. Ela provoca refluxo endoesofagico, e foi me receitado o pantoprazol, ou omeprazol. Minha opção é operar ou fazer uso continuo do rémedio. Tenho medo ainda quanto aos efeitos colaterais , do uso contínuo desses remédios ao longo dos anos. Posso vir realmente a ter outros problemas que prejudiquem a minha saúde, se optar pelo uso contínuo?