20 jun

Boas escolhas, É tempo de..., Receitas

Abobrinha, versão light de uma receita da infância

Por Marcia Cavalieri postado em 20/06/2012 às 12h00

Comentários (2)

 

Abobrinha com tomate e queijo

Abobrinha com tomate e queijo, um sabor da infância | Foto: Marcia Cavalieri

No mês de junho ainda é possível comprar abobrinha por um bom preço, o que é sempre é uma opção interessante.

Hoje, logo cedo, lembrei de uma preparação com o vegetal. Durante minha infância, minha mãe, como tantas outras, se esforçava para que eu e meus irmãos comêssemos legumes. E uma receita que sempre fazia sucesso era Abobrinha à parmegiana.

Ela cortava a abobrinha em rodelas, fritava em óleo quente e escorria bem. Salpicava sal, arrumava as fatias na forma Fulgor (você se lembra dela?), cobria com fatias de mussarela e regava com molho de tomate. Finalizava com pitadas de orégano e levava ao fogo até o queijo derreter.

Era sensacional! Mas os tempos mudaram e a preocupação com a saúde, também. Por conta disso, hoje fiz uma versão mais light e saudável dessa receita tão querida da minha memória.

Cortei as fatias de 2 abobrinhas e grelhei-as em uma frigideira antiaderente untada com azeite. Temperei com um pouco de sal (sempre use pouco sal) e arrumei-as em um refratário untado.

Reguei com um pouco de molho de tomate caseiro “pedaçudo” e polvilhei um pouco de queijo ralado, que pode ser substituído por ricota, economizando ainda mais calorias. Levei ao forno apenas para aquecer, acrescentei um pouco de salsinha picada e servi logo em seguida.

Ficou uma delícia! Agora só falta convidar meus irmãos e minha mãe para ver se eles aprovam a receita e darmos boas risadas com as valiosas lembranças daquele tempo tão bom.

Agora conte para mim: qual a receita de família que você tem na memória.

Veja outra receita com abobrinha na revista WOMEN’S HEALTH

Marcia Cavalieri

Marcia Cavalieri

Marcia é nutricionista com alma de cozinheira. Faz ginástica todos os dias, adora cozinhar, comer e testar receitas saudáveis e saborosas. E vai compartilhar suas descobertas neste espaço.

Mande sua dúvida!

Nome

E-mail (não será divulgado)

Escreva abaixo sua dúvida

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (2) em "Abobrinha, versão light de uma receita da infância"

  1. Lúcia disse:

    Claro que me lembro!!!! a nvoa receita deve ter ficado muito boa também, vou testá-la. migra sogra anda querendo me dar de presente um fulgor, a mamãe sempre deixava queimar a nossa porque punha no forno e não no fogão! parece que fazer peixe na fulgor ( no fogão) é muito bom! beijos carinhosos, tua Lu

    • Marcia Cavalieri disse:

      Lu,
      comida gostosa e saudável faz parte de nossa vida há muito tempo, não? Também irei atrás de uma forma Fulgor e fazer novas receitas em um utensílio tão antigo…

      Um beijo
      Márcia