15 out

Boas escolhas, Receitas

Cevada, uma receita nova aqui em casa

Por Marcia Cavalieri postado em 15/10/2011 às 14h30

Comentários (2)

Cevada caprichada

Cevada, uma nova receita para a família | Foto: Marcia Cavalieri

Já tinha experimentado (e gostado) de cevada em um restaurante ovolactovegetariano numa salada de grãos.

Alimento fonte de carboidrato, esse cereal é contra-indicado para os celíacos, pois contém glúten. Mas para o restante das pessoas, a cevada é um alimento bastante nutritivo e pode ser incluída em sua alimentação.

Essa receita foi passada por uma amiga cozinheira de mão cheia, Marizete, mulher generosa, daquelas que passam suas receitas com o coração e o resultado sempre é delicioso!

Cozinhei, no fogo baixo,  1 e 1/2 xícara de chá de cevada com o dobro de água em uma panela de pressão por 10 minutos (depois de pegar pressão). Desliguei a panela e deixei o chiado terminar.

À parte, em uma frigideira antiaderente, fiz um refogado com 1 colher (chá) de óleo de canola, meia cebola picada, meio talo de alho-poró em fatias, 1 tomate picado sem pele e sementes e um pouco de salsinha picada. Acrescentei 1 colher de chá de cúrcuma, juntei a cevada escorrida (ela estava macia, mas tinha um pouco de água), temperei com sal e mexi delicadamente.

Servi imediatamente no lugar do arroz e a receita foi o maior sucesso aqui em casa, uma boa opção para variar o dia a dia do cardápio – desejo de toda cozinheira, não?

Quer saber mais? Veja como a cevada pode contribuir para a sua beleza lendo a matéria na revista WOMEN’S HEALTH.

Marcia Cavalieri

Marcia Cavalieri

Marcia é nutricionista com alma de cozinheira. Faz ginástica todos os dias, adora cozinhar, comer e testar receitas saudáveis e saborosas. E vai compartilhar suas descobertas neste espaço.

Mande sua dúvida!

Nome

E-mail (não será divulgado)

Escreva abaixo sua dúvida

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (2) em "Cevada, uma receita nova aqui em casa"

  1. Ana disse:

    Estou adorando as dicas e receitas. Gostaria de saber sua opinião a respeito da soja: a proteina é ou não de dificil digestão? Tem gente que é contra até o trigo mesmo para não celiacos. E a carne de vaca convem ou não? Já eliminei o leite de vaca por causa da intolerancia a lactose. Devagar a gente vai se adaptando. Grata.

    • Marcia Cavalieri disse:

      Ana,
      fico feliz que você esteja gostando do blog. Já falei nos posts sobre eliminar o trigo e quanto a intolerância a lactose, assim como já publiquei receita com carne vermelha, alimento importante para nossa saúde.
      Mas você me deu uma idéia, vou em breve publicar algo sobre a soja…

      Um beijo
      Márcia