20 set

Boas escolhas, Receitas

Como fazer iogurte em casa

Por Marcia Cavalieri postado em 20/09/2011 às 10h00

Comentários (18)

Iogurte feito em casa, uma delicia!

Iogurte feito em casa: uma delicia! | Foto: Marcia Cavalieri

Em primeiro lugar, o que é iogurte?  É um leite fermentado, ou seja, é um leite que sofreu ação de microorganismos. Eles consomem a lactose do leite, um tipo de açúcar e produzem ácido lácteo, fazendo o leite talhar.

De sabor ligeiramente ácido, pode ser consumido puro, com mel, com frutas picadas ou batido. Existem várias receitas de bolos, tortas e molhos para salada com iogurte, o que é ótima opção, pois precisamos consumir cálcio, mineral bem presente nesse alimento.

O cálcio é fundamental para a saúde em geral, pois participa da transmissão nervosa  e contração muscular, atua na coagulação do sangue além de garantir uma boa formação e manutenção de ossos e dentes.

Atualmente tem muita gente que retira leite e derivados de sua alimentação sem orientação de um médico ou nutricionista, o que pode acarretar carência desse mineral importante para a nossa saúde. Se esse é seu caso, procure a orientação de um profissional para não correr riscos desnecessários.

Gosto de fazer iogurte em casa e tenho usado o leite semidesnatado. Para fazer o iogurte caseiro existem alguns tipos de iogurteiras no mercado, a minha é muito antiga, já não fabricam mais, uma pena!

Aqueço 1 litro de leite semidesnatado a 51° C , para medir, uso um termômetro de cozinha. Adiciono ao leite aquecido um pote de iogurte natural (mexa bem o iogurte antes de misturá-lo ao leite), misturo com uma colher e transfiro para os potes próprios e levo à iogurteira por 7 horas. Em seguida, levo à geladeira.

Quando estou em algum lugar que não tenho a iogurteira  e o termômetro, utilizo o “dedômetro”, ou seja, aqueço o leite até o ponto em que consigo colocar o dedo e contar até dez e faço como nossas avós: transfiro o leite misturado com o iogurte para uma tigela.

Tampo, embrulho em um cobertor e deixo guardado no forno desligado por mais ou menos 8 horas, dependendo da temperatura externa.

Vale a pena tentar, mas se não se animar, compre o iogurte industrializado, só não deixe de consumir esse produto tão importante para a sua saúde.

Veja uma receita para usar iogurte e ganhar mais saúde com menos calorias em seu prato na revista WOMEN’S HEALTH

Marcia Cavalieri

Marcia Cavalieri

Marcia é nutricionista com alma de cozinheira. Faz ginástica todos os dias, adora cozinhar, comer e testar receitas saudáveis e saborosas. E vai compartilhar suas descobertas neste espaço.

Mande sua dúvida!

Nome

E-mail (não será divulgado)

Escreva abaixo sua dúvida

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (18) em "Como fazer iogurte em casa"

  1. ana ligia disse:

    Marcia será que funciona com leite desnatado também?

  2. Deyci Maia disse:

    Marcia, qual é a quantidade necessária de iogurte para cada litro de leite ?
    Depois de embrulhar no cobertor e deixar o tempo necessário ele vai à geladeira ?

    • Marcia Cavalieri disse:

      Deyci,
      conforme escrevi no post, para cada litro de leite misturo 1 copo de iogurte natural integral e depois de descansar ele vai à geladeira, ok?

      Um beijo
      Márcia

  3. Cristiano disse:

    preparar kefir é mais simples… basta 1 jarra, um pote, um coador e esperar 24h, além de ser 100% natural e se reproduzir sozinho, sem a necessidade de ficar comprando “iogurte natural” para re-abastecer. e sim, funciona muito melhor que os supostos iogurtes com lactobacilos

  4. Adriana disse:

    Gosto de fazer com o fermento próprio para iogurte pois a consistência fica melhor… aqui em Salvador vem em loja de produtos naturais

    • Marcia Cavalieri disse:

      Adriana,
      que dica ótima! Se você quiser passar a receita toda, publico aqui no blog com seu nome, assim todos os leitores ficam com mais essa receita, o que você acha?

      Um beijo
      Márcia

  5. talita disse:

    eiiiiiii aonde imprime hein?

  6. inessa disse:

    Marcia, podemos usar leite UHT?

    • Marcia Cavalieri disse:

      Inessa,
      eu sempre acho que o leite UHT muda um pouco a consistência, você poderia tentar fazer apenas com 1/2 litro, o que você acha?
      Um beijo
      Márcia

  7. LARY disse:

    ISSO EU SEI FAZER SEM DIFICUDADE ENTAO FAZ UMA RECITA NONA MAS E MUITO BOM TUDO QUE VOCE FAZ

  8. Felipe disse:

    Eu fiz, deu certo, enrolei em um pano de prato e guardei protegido da luz, tive q deixar mais q oito hrs para q ficasse na conscistencia desejada… Obrigado pela dica… Vlw

    • Marcia Cavalieri disse:

      Felipe,
      o tempo para adquirir a consistência varia da temperatura e tipo de leite e iogurte, mas o mais importante você já fez: começou a fazer seu próprio iogurte, parabéns!

      Abraço
      Márcia

  9. Fernando disse:

    Marcia, como eu faço para acrescentar frutas ( como morango ) nessa receita? É possível?
    Obrigado.

    • Fernando disse:

      Esqueci de perguntar: qual é a vasilha mais adequada para deixar o iorgute descansando? De vidro, plástico ou alumínio?

      • Marcia Cavalieri disse:

        Fernando,
        quendo faço sem iogurteira, costumo deixar o iogurte descansando em uma sopeira de porcelana tampada, embrulhada no cobertor. Quanto a incluir frutas, sempre faço a versão integral primeiro e depois consumo com frutas picadas ou bato no liquidificador com as frutas escolhidas. Prefiro fazer integral para ter mais opções de uso, como bolos, tortas ou molhos.

        Minha sugestão é fazer uma parte com a fruta que você escolher e ver o resultado.

        Um abraço

        Márcia