31 jan

Boas escolhas, É tempo de..., Receitas

Pasta de pimentão, um coringa na geladeira

Por Marcia Cavalieri postado em 31/01/2012 às 18h00

Comentários (0)

Pasta de pimentão

Pasta de pimentão, nutritiva e deliciosa | Foto: Marcia Cavalieri

Os pimentões estão no auge da safra nos meses de janeiro e fevereiro e, como já falei por aqui, comprar produtos de época é sempre uma boa opção: é mais barato e a qualidade é melhor.

O pimentão vermelho é um alimento rico em vitamina A e C, poderosos antioxidantes e grandes aliados para nossa saúde.

Muita gente reclama que o pimentão é indigesto e uma maneira de suavizar esse problema é retirar sua pele. Costumo fazer assim: ponho o pimentão inteiro direto na chama do fogão. Vou virando o pimentão com um garfo até que a pele fique queimada de todos os lados – não se assuste; ele fica preto mesmo.

Ponha o pimentão dentro de um saco plástico, feche bem e deixe descansar por 5 minutos. A pele solta facilmente depois disso.

Mas voltando à pasta, ela é uma mão-na-roda para temperar salada, fazer sanduíche ou ser consumida com torradinhas. O bom é que pode ser guardada em um vidro fechado na geladeira por até uma semana. Vamos à receita?

Aqueça 3 colheres (sopa) de azeite e refogue: 1 cebola picada, 1/2 colher (chá) de sementes de coentro amassadas e 1 dente de alho. Junte 4 pimentões vermelhos sem pele e sem sementes e refogue mais um pouco. Retire do fogo e transfira para o liquidificador.

Bata até obter uma mistura homogênea e acrescente 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca, aos poucos, e continue mexendo até ficar homogêneo. Adicione 1/4 de xícara (chá) de castanha-do-pará, 2 colheres (sopa) de salsinha picada e 1 colher (chá) de pimenta síria.

Tempere com o sal a gosto (sempre pouco) e, se desejar, regue com um fio de azeite.

Aprenda mais uma receita com pimentão na revista WOMEN’S HEALTH

Marcia Cavalieri

Marcia Cavalieri

Marcia é nutricionista com alma de cozinheira. Faz ginástica todos os dias, adora cozinhar, comer e testar receitas saudáveis e saborosas. E vai compartilhar suas descobertas neste espaço.

Mande sua dúvida!

Nome

E-mail (não será divulgado)

Escreva abaixo sua dúvida

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com