24 jan

Boas escolhas, Receitas

Patê de jiló, uma pasta para acompanhar o aperitivo

Por Marcia Cavalieri postado em 24/01/2012 às 17h18

Comentários (0)

Patê de jiló

Jiló, um aperitivo diferente | Foto: Marcia Cavalieri

Já posso imaginar sua cara ao saber que vou falar de jiló, pois conheço bem pouca gente que gosta do legume – na verdade, conheço é muita gente que sequer experimentou!

Dentre a turma que nunca tinha experimentado, estavam meus filhos, pois sempre hesitei em trazer o jiló para casa – falha minha, só minha! Mas como estou com os ares de ano novo na cabeça, resolvi trazer jiló da feira e fazer uma receita que experimentei na casa de um amigo mineiro: tiragosto de jiló.

Comprei 6 jilós bem verdinhos na feira (se apresentarem sinais amarelado, é sinal de produto velho e mais amargo), lavei em água corrente e cortei-os ao meio.

Furei a polpa com garfo e polvilhei sal. Deixei escorrer com a polpa virada para baixo em uma peneira por 30 minutos.

Escorri bem e levei ao forno por mais 20 minutos até a polpa ficar macia.

Com uma colher, retirei a polpa da casca e coloquei em uma tigela. Temperei com sal, pimenta do reino, limão, um alho pequeno amassado e uma colher de sopa de tahine, ou seja, ele virou um babaganoush de jiló! Meu amigo temperou com curry picante no lugar do tahine, mas achei melhor remeter o sabor para um prato conhecido.

E não é que meus filhos gostaram? Comeram com torradas, um pouco antes do jantar ser servido e ainda ouvi: “Mãe, por que não você fez antes?”

Pois é! Ter preconceito com alimentos é perda de tempo. Estar aberto a sabores novos, sem prejulgar, pode ser uma boa pedida para esse ano recém-nascido, não?

Saiba mais sobre a importância dos vegetais na revista WOMEN’S HEALTH

Marcia Cavalieri

Marcia Cavalieri

Marcia é nutricionista com alma de cozinheira. Faz ginástica todos os dias, adora cozinhar, comer e testar receitas saudáveis e saborosas. E vai compartilhar suas descobertas neste espaço.

Mande sua dúvida!

Nome

E-mail (não será divulgado)

Escreva abaixo sua dúvida

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com