03 ago

Boas escolhas, Receitas

Rabada com polenta e agrião, um clássico da culinária brasileira

Por Marcia Cavalieri postado em 03/08/2012 às 12h00

Comentários (0)

Rabada com polenta

Rabada com polenta, um prato delicioso e fácil de fazer | Foto: Marcia Cavalieri

Já falei por aqui que cresci comendo miúdos de boi. Toda cada terça-feira, o dia da feira perto da casa que morei na infância, minha mãe comprava língua, fígado ou rabo (dentre outros) e, com isso, toda semana tinha algum miúdo no prato.

Não fiz o mesmo treino com meus filhos, mas alguns desses miúdos fazem sucesso aqui em casa, em especial língua e rabo.

Para hoje, fiz uma rabada.

Comprei um rabo bovino no Mercado Municipal de São Paulo e lavei-o em água corrente. Com uma faca afiada, retirei o excesso de gordura aparente. Coloquei um fio de azeite em uma panela de pressão (a minha é antiaderente) e dourei os pedaços da carne.

Retirei o rabo da panela e desprezei o excesso de gordura e reservei. Na mesma panela, refoguei 2 cebolas picadas, 1 cenoura e 1 talo de salsão picados. Devolvi a carne para a panela, mexi e reguei com 1 xícara (chá) de vinho branco. Deixei evaporar e acrescentei 3 tomates sem pele picados. Temperei com sal e pimenta e, mais ou menos, 1 1/2 xícara de chá de água quente.

Tampei a panela e levei ao fogo alto até começar a chiar. Abaixei o fogo e cozinhei por aproximadamente 40 minutos. Desliguei o fogo e esperei acabar o chiado. Abri a panela e vi que a carne ainda estava um pouco dura. Por isso, adicionei mais um pouco de água quente e devolvi a panela ao fogo por mais 10 minutos.

Enquanto isso, fiz uma polenta (dessas pré-cozidas), conforme as instruções do fabricante e lavei a salada de agrião.

Uma dica: quando tenho tempo, faço a rabada de véspera, deixo esfriar e guardo-a na geladeira. No dia seguinte, retiro com uma colher a gordura em excesso que subiu à superfície antes de aquecer e servir. Bom apetite!

Veja outras dicas de Nutrição na revista WOMEN’S HEALTH

Marcia Cavalieri

Marcia Cavalieri

Marcia é nutricionista com alma de cozinheira. Faz ginástica todos os dias, adora cozinhar, comer e testar receitas saudáveis e saborosas. E vai compartilhar suas descobertas neste espaço.

Mande sua dúvida!

Nome

E-mail (não será divulgado)

Escreva abaixo sua dúvida

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com