07 ago

Receitas

Receita com músculo bovino, uma carne de primeira!

Por Marcia Cavalieri postado em 07/08/2011 às 10h00

Comentários (4)

Cozido de músculo

Um prato delicioso para os dias mais frios | Foto: Marcia Cavalieri

Já vi muita gente chamar músculo de carne de segunda e torcer o nariz para ele – que pena! Músculo é uma carne para cozimentos longos, rica em sabor.

Quanto à carne vermelha, sabemos que é um alimento saudável, rico em proteínas de alto valor biológico, fonte de ferro e zinco, e de vitaminas indispensáveis em uma alimentação equilibrada. A não ser por motivos religiosos e orientação médica para algumas doenças, a carne vermelha não deveria faltar na alimentação de ninguém.

Sempre preparo um cozido de músculo, que normalmente serve bem 6 pessoas.
Compro 1 kg de músculo traseiro limpo e corto em cubos médios. De véspera, faço uma marinada. Ponho a carne em uma tigela, rego com 2 xícaras (chá) de vinho tinto, cubro com filme plástico e levo à geladeira .

No dia seguinte, aqueço 2 colheres (sopa) de azeite de óleo vegetal, em uma panela grande de fundo grosso. Escorro a carne e douro aos poucos os cubos sem sobrepô-los. Se sua panela for pequena, faça a operação em 2 ou 3 vezes.  Devolvo a carne toda à panela, polvilho 1 colher (sopa) de farinha de trigo e rego com o vinho da marinada.  Amasso uns grãos de pimenta-do-reino e tempero com a pimenta e sal.

Cozinho por 1 hora em fogo baixo. Junto 7 ou 8 cebolas pequenas frescas (daquelas para conserva) , ½ pacote de cenoura baby, 2 talos de salsão cortados em rodelas ( por favor, retire os fios do salsão!) e 1 folha de louro. Acrescento 1 xícara (chá) de água quente, tempero com sal, abaixo bem o fogo, e cozinho por mais 1 hora aproximadamente.

Fico de olho na panela, pois às vezes é necessário adicionar mais água quente aos poucos, mexer e não deixar pegar no fundo da panela. Quando a carne estiver bem macia, começando a desmanchar e com um caldo grosso, ponho 200 g de cogumelos-de-paris lavados. Corrijo o tempero, desligo o fogo e tampo a panela. Na hora de servir, polvilho salsinha picada e acompanho com arroz branco,  purê de batata ou cuscuz marroquino. Para sua refeição ficar completa, inclua uma salada de folhas verdes.

Leia também a matéria na WOMEN’S HEALTH

Marcia Cavalieri

Marcia Cavalieri

Marcia é nutricionista com alma de cozinheira. Faz ginástica todos os dias, adora cozinhar, comer e testar receitas saudáveis e saborosas. E vai compartilhar suas descobertas neste espaço.

Mande sua dúvida!

Nome

E-mail (não será divulgado)

Escreva abaixo sua dúvida

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (4) em "Receita com músculo bovino, uma carne de primeira!"

  1. Lúcia disse:

    hum…. que delícia de sugestão!

  2. MIGUEL ANGELO GERMANO disse:

    Na verdade não existe classificação em carnes (primeira,segunda e terceira) como dizem.O que na verdade existe é animal bem tratado ou não. E acrescento que alem disso, existem outras razões que refletem na qualidade da carne e que não estão na composição muscular do animal.
    A fertilidade de sólo, e a topografia de terreno influenciam (e muito) na maciez da carne.
    O “músculo” é uma carne maravilhosa para esta receita,que deve ter um cozimento longo em fogo baixo para a liberação do colágeno existente. Eu só acrescentaria antes de servir, um pouquinho de tomilho fresco e cobriria a panela até os convivas se banquetearem.
    Parabens,um lindo gosto gastronômico.