03 out

Boas escolhas

Como congelar legumes

Por Marcia Cavalieri postado em 03/10/2011 às 10h00

Comentários (8)

Legumes

Como congelar legumes | Foto: Dreamstime

Outro dia, uma leitora me perguntou se ela poderia congelar abóbora e cenoura descascadas, limpas e cruas para fazer ao longo da semana.

Achei uma boa questão e que talvez a dúvida não fosse só dela. Por isso, aqui vai uma explicação do processo de congelamento para os legumes.

Ter os legumes no freezer é uma ótima opção para consumi-los o mais próximo possível do estado in natura, além de facilitar o trabalho na cozinha.

Mas são raros os vegetais que podem ser congelados crus, pois eles se mantêm melhor depois de serem “branqueados”, ou seja, cozidos rapidamente em água fervente, escorridos, mergulhados em água gelada para brecar totalmente o processo de cozimento, para só depois serem embalados e congelados.

A dúvida recorrente é: legumes escaldados e congelados perdem nutrientes? Perdem; alguns mais, outros menos, mas quem consegue pensar em tudo e o tempo todo?

Uma dica, então: alterne o consumo entre alimentos in natura e congelados, uma boa maneira de conciliar saúde e cotidiano.

Agora, mãos a obra!

Em primeiro lugar, escolha legumes em bom estado, despreze as partes estragadas e lave-os bem em água corrente.

Para branquear, ponha mais ou menos 300 g de vegetais em um cesto de arame e mergulhe numa panela com água fervendo.

Se você não tiver o cesto, ponha o legume direto na água e escorra-o com uma escumadeira grande. Quando a água começar a ferver de novo, conte o tempo conforme a indicação abaixo:

1 minuto
Abobrinha cortada em pedaços

2 minutos
Ervilha fresca em grão e ervilha torta

3 minutos
Abóbora cortada em pedaços, brócolis e couve-flor (somente os buquês), cenoura em rodelas, milho em grãos e quiabo (só inteiro)

5 minutos
Cenoura inteira e mandioquinha

8 minutos
Beterraba inteira de tamanho médio, mandioca, limpa e em pedaços e milho em espiga limpa

Após retirar da água fervente, mergulhe imediatamente em água gelada. Escorra, espalhe em uma assadeira e deixe esfriar completamente. Transfira para a embalagem escolhida, retire o ar e feche a embalagem. Ponha uma etiqueta com o nome do alimento e data e guarde no freezer.

Sugiro consumir em 3 meses… Gostou? Já é uma ajuda e tanto, não?

Veja mais dicas sobre nutrição na matéria da revista WOMEN’S HEALTH

Marcia Cavalieri

Marcia Cavalieri

Marcia é nutricionista com alma de cozinheira. Faz ginástica todos os dias, adora cozinhar, comer e testar receitas saudáveis e saborosas. E vai compartilhar suas descobertas neste espaço.

Mande sua dúvida!

Nome

E-mail (não será divulgado)

Escreva abaixo sua dúvida

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (8) em "Como congelar legumes"

  1. ROSINEIDE VIEIRA disse:

    Adorei as dicas ddo congelamento de legumes,valeu.
    Obrigado.
    Rose.

    • Marcia Cavalieri disse:

      Rosineide,
      nessa vida corrida temos que ter soluções práticas e que não deixem de lado nossa saúde, não é mesmo?

      Um beijo
      Márcia

  2. Samanta disse:

    Adorei saber que podemos facilitar a nossa vida corrida, sem deixar de ter uma alimentação saudável. Valeu, já vou aplicar meus conhecimentos agora mesmo!
    Valeu!

  3. Gabriela Candida disse:

    Curti o artigo, sério…tenho enfrentado um dilema em relação ao meu almoço durante a semana, pois trabalho e estudo e não tenho tempo (nem vontade) de cozinhar à noite, então vou aderir a sugestão =)

    • Marcia Cavalieri disse:

      Gabriela,
      fico feliz que você gostou do artigo. Cuidar da alimentação dá trabalho, mas por aqui sempre procuramos dar dicas que sejam possível no nosso dia a dia, afinal a alimentação é nosso combustível.

      Um beijo
      Márcia

  4. Débora disse:

    Boa terde, quero saber se uso o mesmo processo de congelamento para os legumes que são cozidos no vapor, pois vi que é pra dar choque termico neles depois de uma pré cozida, os meus cozinho no vapor.
    Obrigada.

    • Marcia Cavalieri disse:

      Débora,
      acho melhor dar o choque térmico da mesma maneira, pois a idéia é parar o cozimento, “esfriar” o ingrediente rapidamente, mas eu nunca fiz dessa maneira. Sugiro que você faça um teste com um legume e veja o resultado. Se você quiser compartilhar o resultado vai ser ótimo!

      Um beijo
      Márcia