28 out

Boas escolhas

Como montar um prato saudável na hora do almoço

Por Marcia Cavalieri postado em 28/10/2011 às 11h10

Comentários (4)

Prato saudável

Prato saudável é prato colorido | Foto: Marcia Cavalieri

Nós, mulheres, achamos que comer uma salada com um grelhado é o máximo da saúde em uma refeição. Que engano!!! Por isso hoje vou falar um pouco sobre como montar um prato saudável para o almoço.

Um prato saudável deve ter cores variadas, sinal de que vários micronutrientes (vitaminas e minerais) estão sendo ingeridos. Deve conter também os macronutrientes: carboidratos, lipídios e proteínas.

E como traduzir isso no dia a dia?

Vamos lá: a metade do prato deve ser de vegetais. Distribua a salada (temperada, com pouco azeite) e os legumes e verduras cozidos, refogados ou assados.

Escolha a proteína (carne, frango, peixe ou ovo), de preferência em forma de grelhados, assados ou cozidos. Pegue um pedaço médio de qualquer um deles. No caso do ovo, vale um omelete, ovo mexido ou cozido.

No restante do prato, ponha o carboidrato. Eles são a principal fonte de energia para nosso corpo, portanto, sem eles não há disposição ou bom humor à vista. Algumas opções: batata, mandioca, milho, arroz ou macarrão. Os dois últimos, de preferência, integrais. Mas deixe um espaço para o grão

Escolha lentilha, grão-de-bico, soja, ervilha ou feijão. A dupla arroz com feijão é uma excelente opção.

Finalize sua refeição com uma fruta e evite tomar líquido durante a refeição – se for muito difícil, prefira água sem gás.

Saudável na alimentação é obter equilíbrio entre quantidade e qualidade. Mantenha em foco essa relação e todo seu corpo, inclusive a mente, vai agradecer.

Veja mais dicas sobre como montar uma alimentação equilibrada na revista WOMEN’S HEALTH

Marcia Cavalieri

Marcia Cavalieri

Marcia é nutricionista com alma de cozinheira. Faz ginástica todos os dias, adora cozinhar, comer e testar receitas saudáveis e saborosas. E vai compartilhar suas descobertas neste espaço.

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Comentários (4) em "Como montar um prato saudável na hora do almoço"

  1. Lauro - Bauru disse:

    perfeito!!!
    tento me alimentar assim com regularidade e graças a minha nutricionista ja eliminei 4 quilos e comendo muito bem.

  2. Suzana disse:

    ADOOOREI… Me ajudou mt num trabalho da escola!!! Mt obrigaduuu….

    • Marcia Cavalieri disse:

      Suzana,
      fiquei feliz por ter te ajudado no trabalho da escola, mas espero que você preste atenção ao seu prato e veja se ele está dentro das recomendações, ok?

      Um beijo
      Márcia