14 set

Boas escolhas

O dia a dia de uma alimentação saudável

Por Marcia Cavalieri postado em 14/09/2011 às 10h00

Comentários (2)

Cinco refeições por dia

Entre em forma com saúde | Foto: Thinkstockphotos

Com a aproximação dos tempos de calor, muita gente quer perder aqueles quilinhos extras adquiridos durante o inverno e dá-lhe dietas sem orientação e jejuns forçados, que erro! Essas atitudes além de não fazerem você perder peso, podem comprometer sua saúde e passam longe de uma alimentação saudável.

E o que é alimentação saudável? É aquela capaz de oferecer os nutrientes necessários para nosso corpo, promovendo saúde e bem-estar. Deve fornecer uma quantidade satisfatória de calorias (nem a mais nem a menos) carboidratos, proteínas, gorduras (sim, elas são essenciais), além de vitaminas, minerais e água.

É importante que sua alimentação tenha harmonia entre quantidade e qualidade.

O ponto fundamental para esse equilíbrio ser atingido é: faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

Tome seu café da manhã, faça o lanche da manhã com uma fruta, ou suco ou iogurte, almoce, tome lanche da tarde (novamente uma fruta ou sanduiche pequeno com pão integral) e jante, refeição que vejo muita gente “pular”. E ainda, se dormir tarde, faça uma ceia: tome um copo de leite ou coma mais uma fruta.

Comer de 3 a 4 horas além de acelerar seu metabolismo faz com que você não chegue à próxima refeição “varado” de fome e coma em excesso, ou seja, ajuda você a controlar a quantidade.

Com esses cuidados, aliados a atividades físicas, você terá mais chances de entrar na linha com saúde.

E você? Quais são seus planos para a primavera/ verão?

Veja mais dicas para entrar em forma na revista WOMEN’S HEALTH

Marcia Cavalieri

Marcia Cavalieri

Marcia é nutricionista com alma de cozinheira. Faz ginástica todos os dias, adora cozinhar, comer e testar receitas saudáveis e saborosas. E vai compartilhar suas descobertas neste espaço.

Mande sua dúvida!

Nome

E-mail (não será divulgado)

Escreva abaixo sua dúvida

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (2) em "O dia a dia de uma alimentação saudável"

  1. Mayana Silva Da Silva Da disse:

    Legal amém vou seguir essa dieta

    • Marcia Cavalieri disse:

      Mayana,
      nesse post falo de dicas gerais de saúde e alimentação que todos deveriam seguir. Não é uma dieta, mas a inclusão de hábitos saudáveis na alimentação. Se você necessita perder muito peso o ideal é procurar a ajuda de um nutrionista para que seja traçada uma dieta especifica para você, ok?

      Boa sorte

      Um beijo
      Márcia