06 mar

Curiosidades, Dicas de viagem, Lugares Im-per-dí-veis

Muitas flores e nenhum samba no carnaval de Nice

Por Naíma Saleh postado em 06/03/2012 às 20h14

Comentários (0)

Pois é meninas… já faz um tempinho que o carnaval terminou no Brasil (e o ano começou de verdade!). Mas, aqui na França a folia só encerrou-se esse final de semana.

Opa… carnaval francês? Juraaa!?!?

Pois é! Os gringos também adoram a folia e têm um super celebração para essa festa – à maneira deles, claro.

O carnaval da cidade de Nice, onde eu passei esse final de semana, é um dos mais importantes da Europa, ao lado dos carnavais de Veneza, na Itália, e de Colônia, na Alemanha.

Uma das musas jogando flores (Foto: Acervo pessoal)

Uma das musas jogando flores (Foto: Acervo pessoal)

A festança francesa conta com um elemento superespecial : as flores. Durante o dia, na Promenade des Anglais, a linda avenida que margeia a praia, acontece a Bataille des Fleurs, ou Batalha de flores. Trata-se de um desfile com vários carros alegóricos, sendo que alguns deles são inteiramente cobertos de flores. De cima desses carros, as musas do carnaval jogam flores para o público. Primeiro, apenas ramos de mimosa, essa florzinha amarela no colo da moça da foto. Depois, elas vão tirando todas as flores dos carros e distribuindo para os foliões . Originalmente, a ideia é que as pessoas pegassem as flores e continuassem jogando-as uns nos outros – justamente por isso é que o nome dessa festa é BATALHA. Mas, hoje em dia, as pessoas preferem conservar as flores que ganham e voltar para casa com um vasto buquê – meio sem-graça, mas fazer o quê?

À noite, um Desfile de Luzes, com mais carros alegóricos, acontece na Place de Masséna. O tema deste ano foi o esporte, por isso essa centopeia ao fundo, que é o mascote oficial do carnaval niçoise, está com uma bola de futebol! Ainda que a grandeza desse desfile não se compare com a nossas passarelas do samba, os carros são muito bem feitos, detalhados e o ambiente é super familiar. O que não falta é criança correndo por aí…

O esporte foi tema do carnnaval deste ano (Foto: Acervo pessoal)

O esporte foi tema do carnnaval deste ano (Foto: Acervo pessoal)

Tanto para a Batalha das Flores quanto para o Desfile de Luzes, o ingresso mais básico custa 10€. Mas, se você for bem fantasiado ao último, a entrada é gratuita.

O Rei da folia (Foto: Acervo pessoal)

O Rei da folia (Foto: Acervo pessoal)

O encerramento do carnaval de Nice fica por conta da incineração do rei. Uma réplica do carro original (esse da foto) é queimada na Promenade des Anglais e, em seguida, fogos de artifício incríveis colorem e iluminam o céu.

O carnaval de Nice não deixou de lembrar do Brasil. Assim que coloquei os pés na Place de Masséna, reconheci a melodia de Maria, Maria e, segundos depois, a voz de Gilberto Gil. Algum tempinho depois, durante a Batalha das flores… tcharam: uma ala especial do Brasil com direito até a mestre-sala e porta-bandeira. É, só faltou o samba!

Porta-bandeira brazuca (Foto: Acervo pessoal)

Porta-bandeira brazuca (Foto: Acervo pessoal)

Espero que vocês tenham gostado, meninas!

À bientôt  =D

Naíma Saleh

Virginiana, romântica assumida e meio controladora (mas só às vezes!). Ama ler, desenhar, falar sozinha e... viajar! Já morou na Espanha, nos Estados Unidos e agora está passando uma temporada na França. Mas não se engane: ela ainda tem mais uns 1000 planos de viagens guardados!

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com