10 abr

Curiosidades

Páscoa à francesa

Por Naíma Saleh postado em 10/04/2012 às 20h48

Comentários (1)

Carneirinho da Páscoa que trazes pra mim? Um ovo, dois o…”

Opa! Peraí, não seria Coelhinho da Páscoa?

Não necessariamente.

Na região da Alsácia, no nordeste da França, onde eu passei esse feriado, o astro principal não é o coelho, mas o cordeiro! As famílias partilham no café da manhã de domingo uma espécie de biscoito em forma de carneiro, o Agneu de Pâque (cordeiro de Páscoa),  também chamado de  Osterlammele (que nome difícil!) ou Lamala. A tradição vem de longe, quando no século 16 os rapazes ofertavam os tais carneiros de Páscoa às suas prometidas.

Carneirinhos da Páscoa (Foto: Acervo pessoal)

Carneirinhos da Páscoa (Foto: Acervo pessoal)

 

Do outro lado do país, ouvi dizer que o Coelho também perdeu o seu posto: os franceses do noroeste celebram a Páscoa com a galinha! 

Mas calma, ainda tem lugar para o chocolate – e como! Apesar de aqui na Europa a Páscoa não ser sinônimo de grandes ovos  de mil variedades, os saquinhos com mini-ovos estão por toda parte e os coelhos de chocolate também. Ah, e em último caso, Nutella é o que não falta por aqui – não precisa passar a Páscoa sem chocolate!

Ah, e sabe do que mais? Em alguns lugares aqui da França, como na Alsácia e na Borgonha, segunda-feira também é feriado de Páscoa. Coelho preguiçoso, né?

Naíma Saleh

Virginiana, romântica assumida e meio controladora (mas só às vezes!). Ama ler, desenhar, falar sozinha e... viajar! Já morou na Espanha, nos Estados Unidos e agora está passando uma temporada na França. Mas não se engane: ela ainda tem mais uns 1000 planos de viagens guardados!

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (1) em "Páscoa à francesa"

  1. demylle disse:

    eu queria saber sobre a pascoa na frança
    putz