07 fev

Fina Estampa

Procura-se a mãe verdadeira!

Por Redação AnaMaria postado em 07/02/2012 às 12h03

Comentários (19)

Na novela “Fina Estampa”, mãe biológica quer entrar na justiça para obter a guarda da filha

Gente, esse admirável mundo novo cada vez mais solicita da gente uma postura nunca antes imaginada. A evolução científica, então, é assustadora! Já há algum tempo temos mãe de aluguel. Paga-se a “estadia” do bebê no útero de outra mulher e a mãe biológica assiste a gestação do lado de fora! Uma vez e outra o caldo entorna e temos um barraco jurídico.

É o que acontece na novela “Fina Estampa”. No caso de Esther (Julia Lemmertz), o filho não é dela. Biologicamente é de quem fez a doação do esperma e do óvulo. Esther é somente uma barriga de aluguel, só que em proveito próprio. Claro, assume o bebê como seu filho.

Cara leitora, que confusão!!! E mais: Bia (Monique Alfradique), a doadora dos óvulos, descobre que a doutora Danielle (Renata Sorrah) inseminou Esther com o óvulo retirado dela e o sêmen de seu namorado já morto. Parece apelação de novela mexicana, mas são os tempos modernos. E é interessante o autor levantar a possibilidade de o doador descobrir a origem do receptor.

Agora pergunto, cara leitora: quem é a mãe? Esther, que carregou no ventre não legítimo pela genética? Ou Bia, que é a mãe biológica? Bia vai recorrer à justiça pedindo a guarda de sua filha… Filha? A minha cabeça dá um nó!

É difícil tomar uma posição a favor de uma das mães. Se não me falha a memória, e, cá entre nós, vem falhando muito, nos Estados Unidos já houve uma batalha jurídica igual e parece que o juiz decidiu pela mãe natural. Quer saber, colega? Vou dar uma de antiga: estou com saudade do tempo em que o homem não brincava de ser Deus!

Xênia Bier

A ex-apresentadora comenta toda semana na AnaMaria o que acontece na TV, sob um ponto de vista bem pessoal e muito polêmico.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (19) em "Procura-se a mãe verdadeira!"

  1. brasil 2022 disse:

    Isso mesmo tradição , família e propriedade.

  2. JOÃO PAULO SANTOS BATISTA disse:

    É VERDADE, OS FILHOS FORAM ABANDONADOS PELOS PAIS E FICARAM COM OS PAIS DE CRIAÇÃO.

  3. vera disse:

    E vc falou tudo, estão brincando de ser Deus!

  4. eliana camargo disse:

    ah q pena Xenia nao assisto essa novela, acho muito chata”!
    Estou assistindo aquele beijo por causa da Marilia Pera ela é òtima atriz!
    beijos

  5. Heloisa disse:

    Filho não é projeto nem realização pessoal de ninguém, tão pouco um brinquedinho é um ser humano até os que negam a existencia de Deus, diz que tem toda criança direito a uma família de verdade, infelizmente hoje qualquer relacionamento sexual chamam de casamento e família, nem competencia pra brincar de Deus tem, quando se banaliza a vida o resultado só pode ser: bêbes jogados nas lixeiras, ruas, corrégos, terrenos baldios, abortados, maltratados e mortos covardemente, mas não pense que não responderemos por esses crimes que somos coniventes, patrocinados por essas novelas mediocres.

  6. Doumari disse:

    E isso mesmo heloisa, mas com certeza a editora não vai postar seu comentário que fala a verdade sobre essas novelas que só ensinam o que não prestam e agora essa de inseminação artificial que virou brincadeira, quantas crianças em orfanatos jogadas esperando serem adotadas? isso é ápice do egoísmo.

  7. Heloisa disse:

    Bringadão pelo apoio Doumari, mas não deisti essas idéias implantadas por essas novelas e programas que só promovem falsos valores, como se filho fosse realização pessoal e projeto de vida, incentivado pelos famosos é um ser humano que tem direito a ter uma família de verdade, do contrário ainda fingiremos que ficamos chocados com bêbes jogados nos lixos, abortados e maltratados, pois essa responsabilidade é de todos, pois ao ficarmos calados somos cumplices desses crimes

  8. Maria Cristina Vieira disse:

    Xênia aproveita este espaço pra falar sobre as ações da vilã Teresa Cristina.Sera que o autor perdeu o rumo?Ela mata quem ela quer,sequestra e não acontece nada!Que coisa não?Ja está passando da hora da novela acabar!Queria sugerir que a vilã reunisse todos personagens da novela num local e e colocasse fogo,matando todos de um vez e uma fagulha escrita FIM!Não seria boa idéia?Bjos!!!

  9. Diogo Gregorio disse:

    Xênia,
    Sei que este espaço é destinado aos comentarios sobre tuas crônicas, contudo foi a única forma, após muitos e muitos anos de procura, que encontrei de manifestar minha minha gratidão a Deus por ser teu contemporâneo.

    Foi você, com tuas reflexões e posturas, quem me estimulou a desenvolver a qualidade de pensar de formar a não ser um completo idiota.

    Que pena que eu não consiga expressar toda a gratidão tenho por tua existência. Tive um ACV e agora só consigo digitar lentamente com a mão esquerda. O bom é que, ainda assim pude te fazer saber o quanto você faz a diferença em minha vida

    Que Deus esteja sempre te envolvendo e te confortando!

    Diogo Gregorio

  10. Amanda Baptista disse:

    Adorei a sua crônica da edição nº 799 (03/02/2012), é isso mesmo Xênia concordo com você,temos mesmo que demonstrar a nossa indignação por essas pessoas que acham que nossos ouvidos é pinico e que a TV é uma lata de lixo.PARABÊNS
    Aproveito a oportunidade de dizer que adoro a revista e toda a sua equipe comopro toda semana.Sou de Teresópolis estado do Rio de Janeiro
    Beijos para todos

  11. Cris disse:

    Olha so, o assunto pode ate ser polemico e tal, mas ora, Bia quis por livre e espontanea vontade doar os ovulos, Daniele explicou no s mininos detalhes q se ela fizesse a doacao nao seria mae deste bebe e ela concordou, o fato de ser com os espermas do ‘amado’, nao muda nada, ela doou, concordou e assinou, simples assim, BIA NAO TEM DIREITO ALGUM.

  12. Maria do Carmo Olivatto disse:

    Penso que mãe é aquela que queria um filho, foi inseminada, engravidou e deu oportunidade de vida para mais uma criança. Os doadores, nada mais devem ser que “doadores”!!!
    Depois da parte mais complicada ser feita, aparece o ex dono do esperma ou a ex dona do óvulo querendo ser pai ou mãe.Oras, é puro oportunismo e de uma tremenda cara de paú.

    • David disse:

      Acredito que a mãe é que carregou o bebe no ventre por 9 meses,a outra “doadora” perdeu todo direito naquele material,e por tanto não tem o direito de requerer a guarda da criança,mesmo sendo a mãe biológica,acredito eu que a mesma assinou e concordou com todas clausula existente ao fazer a doação.Se tem alguém errado nesta história é a mãe biológica”doadora”achar que tem direito na criança.Ela abriu mão deste direito ao doar o material.

  13. Teresa Cristina disse:

    Pode ser ignorância minha,mas só consigo entender como mãe,aquela que carregou o bebê no seu ventre por 9 meses…

  14. Deise disse:

    Xênia, você não vê mais nada na televisão a não ser novelas? Se é tão inteligente como vários leitores que a acompanham afirmam, como pode perder tempo com tanta bobagem?
    Histórias repetitivas, sem criatividade e sem graça nenhuma. Só mesmo não tendo o que fazer
    para perder tempo com estas histórias ridículas.

  15. Josileni disse:

    Concerteza Esther deve e merece ficar com a criança depois de tanto sofrimento com o marido que não queria que ela engravidasse, vem mas essa a Bia quer a filha, Mãe é aquela que da amor e cria, e isso a esther já faz…

  16. Fernanda disse:

    A Bia não tem direito nenhum sobre a criança, ela foi só uma doadora. Um doador de óvulo/esperma não pode reinvidicar seu “filho” em momento algum.

    Qual o impedimento dela ter outro filho com o irmão da Danielle, já que o material dele está na clínica?????

    Acho uma crueldade isto estar acontecendo com a Esther, que jogou o casamento pro alto para ter este filho, procurou uma clínica “séria” para realizar este sonho, escolheu um doador, engravidou, carregou a filha no ventre por 9 meses, amamenta, cuida, dá amor, carinho, se dedica, noites em claro… e depois vem umazinha que só doou o óvulo e vira a “mãe biológica”??? ahhhhhhhhhhhhhhhhhhh fazfavô, né???

    Ridícula esta polêmica!! Aguinaldo precisa se informar melhor…

  17. Atriz - Catiguá SP disse:

    Xênia,
    Parabéns pelo seu aniversário!