11 respostas sobre tintura de cabelo

Esclarecemos as dúvidas mais comuns sobre o assunto para você ficar sempre linda, seja loira, ruiva ou morena

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 30/10/2008 em

AnaMaria

um conteúdo de

11 respostas sobre tintura de cabelo
Fernanda Cury e Renata Vieira

Sem medo de ousar, as famosas mudam
as cores do cabelo e arrasam nas
campanhas de tinturas
Foto: Divulgação

Foi-se o tempo em que tingir os cabelos era coisa de quem queria esconder os fios brancos. Hoje, dar uma cor diferente à cabeleira é muito comum. É algo que você pode fazer para ficar na moda ou simplesmente para se sentir mais bonita. Além do mais, os fios brancos estão aparecendo cada vez mais cedo nas cabeças femininas. As principais causas disso são a alimentação inadequada, o estresse e as preocupações do dia-a-dia. E já que, antes de tingir os fios, é comum surgirem dúvidas e mais dúvidas, preparamos um guia que esclarece a maior parte delas, para você ficar linda quando quiser.

1. A tintura pode estragar o cabelo?
De jeito nenhum. Mas é fundamental que você use um produto de boa qualidade e da maneira correta. Dessa maneira, ele vai tratar seu cabelo, deixando os fios mais maleáveis e brilhantes.

2. E se eu deixar a tinta por um tempo maior do que o indicado pelo fabricante?
A tintura permanente pode irritar o couro cabeludo e causar queda de fios. Já a temporária pode deixar seu cabelo com uma cor diferente da desejada.

3. Ouvi dizer que as grávidas não podem tingir o cabelo. É verdade?
Durante a gravidez, muitas mulheres desenvolvem sensibilidade ao produto. É muito importante que você converse antes com seu médico.

4. Devo lavar o cabelo antes de tingir?
O ideal é lavar dois dias antes, para que a gordura proteja o couro cabeludo. Mas se o cabelo estiver muito sujo, prejudicará o resultado. Aí, então, você pode lavar antes com um xampu suave, sem esfregar o couro cabeludo.

5. Como tiro a tinta que fica nas orelhas e na testa depois da coloração?
O melhor é proteger a região com pomada de silicone antes de começar o tingimento. Se mesmo assim a pele ficar manchada, limpe com vaselina líquida, óleo de amêndoas ou musse de cabelo. Outra ótima solução é esfregar cinzas de cigarro no local.

6. E se a tinta cair nos olhos?
Fuja de colírios. Lave muito bem o local com água, soro fisiológico ou água boricada. Se houver irritação, procure logo um médico.

7. Queria ter fios mais loiros. Posso aplicar uma tinta mais clara por cima?
Atenção: tinta não clareia tinta. Se quiser clarear os fios, é preciso fazer a decapagem (retirar dos fios todos os pigmentos da tinta que você usou), para só depois aplicar uma cor mais clara. Para isso, você deve recorrer a um profissional.

8. Clareei o cabelo mais quero voltar ao castanho-escuro.
Novamente, peça a ajuda de um profissional. Se você passar uma cor mais escura por cima, pode prejudicar os fios.

9. Minhas mechas ficaram laranja. O que eu faço?
Dê um banho de loiro-acinzentado nos fios: misture 1 bisnaga de tinta loiro-acinzentada, 2 colheres (sopa) de xampu e 1 xícara (café) de água. Mexa, para dissolver, e passe o produto na cabeça como se fosse um xampu. Deixe agir por 10 minutos e enxágüe.

10. Fiz reflexo e ficou esverdeado. Como posso resolver esse problema sem estragar o cabelo?
Uma coloração com reflexos vermelhos pode resolver, mas esse processo deve ser feito por um profissional.

11. Escureci o cabelo, mas os fios ficaram manchados. O que fazer agora?
Você deve igualar a cor com um tonalizante do mesmo tom das pontas. Para isso, espalhe bem o produto na raiz e aguarde o tempo indicado na embalagem.