Controle a queda de cabelo

Entenda melhor o transtorno que atinge os fios para evitá-lo e garantir o visual sempre saudável

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 28/10/2008 em

AnaMaria

um conteúdo de

Controle a queda de cabelo
AnaMaria

Se você notar tufos de cabelos perdidos 
pela casa, é hora de procurar ajuda 
especializada
Foto: Dreamstime

Como sei que estou com problemas?
É natural perder até cerca de 100 fios por dia. Mas se você notar que o cabelo está diminuindo muito ou que estão surgindo falhas no seu couro cabeludo, pode ser um sinal de problemão. Olhe para o chão e avalie se há muitos fios espalhados no boxe do banheiro, na roupa, no travesseiro, no pente...

Existe algum tipo de teste para confirmar se tenho que procurar um médico?
É simples e fácil (mas não muito delicada): pegue um punhado de cabelo, a partir da raiz, e puxe-o para baixo, com força. O normal é que de dois a quatro fios fiquem na sua mão. Se sair muito mais do que isso, você está com problemas, sim!

O que provoca a queda dos fios?
A inflamação do folículo (região onde nasce o cabelo), causada por infecções que afetam a base do fio — como a caspa. Com isso, o cabelo enfraquece e cai. Também há causas genéticas, hormonais (problemas na tireóide e cisto ovariano) e nutricionais — quando você faz uma dieta restritiva demais, por exemplo.

Estresse causa perda de fios?
Muitas vezes sim. Segundo alguns especialistas, os hormônios produzidos em períodos de tensão podem interferir na absorção dos nutrientes que fazem os fios nascerem saudáveis. Não é à toa que muita gente procura tratamentos alternativos para combater a queda. Entre os mais comuns, estão a fitoterapia (com a ingestão de chás) e os florais.

Qual é o melhor tratamento?
Nas clínicas, os lasers de baixa intensidade são eficazes, porque estimulam o surgimento de células capazes de produzir novos folículos. Em casa, use complexos nutricionais próprios para os cabelos — à venda em farmácias e receitados pelos dermatologistas. Esses comprimidos contêm zinco, que ajuda na formação dos folículos. Complete o tratamento com loções e xampus ricos em vitaminas e substâncias que aumentam a nutrição dos fios.

Secador e chapinha aumentam a queda?
Não. A queda está ligada a problemas no couro. O que pode ocorrer é a quebra do fio devido à alta temperatura dos aparelhos.

Xampu antiqueda funciona?
Os xampus formulados com uma proteína chamada ANP reduzem a ação dos hormônios responsáveis pelo afinamento dos fios, evitando sua queda. Já os xampus antiquebra fortalecem o cabelo danificado por processos químicos e evitam que ele se rompa ao meio; porém, eles não evitam que o fio caia pela raiz. Veja bem a indicação (em letras pequenas) que vem escrita na embalagem.

Que cuidados devo tomar durante a lavagem?
O ideal é lavar o cabelo dia sim, dia não, com água morna ou fria. Molhe os fios, aplique o xampu, massageie o couro e deixe o produto agir. Retire o xampu debaixo do chuveiro por até quatro minutos, pois o excesso de água deixa o cabelo mais frágil.

Raça influi na queda?
Sim: brancos perdem mais fios que japoneses e negros são os que têm menos problema.

Fazer escova aumenta a perda?
Sim! O calor e a força em sentido contrário ao crescimento dos fios podem acelerar a queda.

Dormir pouco atrapalha?
E como! Tudo porque as poucas horas de sono aumentam o estresse, um dos fatores inibidores da produção de fios.