Dicas de tratamento para cabelo oleoso

Ter cabelo oleoso é um dos grandes incômodos das mulheres. Confira então dicas de tratamentos simples para dar fim à oleosidade

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 02/08/2011 em

AnaMaria

um conteúdo de

Dicas de tratamento para cabelo oleoso
Carla Nastari

É possível minimizar a oleosidade dos fios em casa
Foto: Dreamstime

Você já tentou fazer de tudo e, mesmo assim, horas depois do banho os fios já estão oleoso? Acalme-se! Confira algumas dicas de tratamentos de profissionais da área e dê adeus à oleosidade.

Por que os cabelos são oleosos?

Em todo o nosso corpo existem glândulas sebáceas que liberam o suor. E elas estão mais concentradas na cabeça. Quem tem pele oleosa, também costuma ter cabelos oleosos. Alimentos gordurosos e a falta de cuidados com a saúde também contam muito para agravar essa característica. "O cabelo pode ser oleoso por um processo de disfunção hormonal, ovário policístico ou irregularidades a menstruação", orienta Patrícia Porcino, professora de Visagismo e Terapia Capilar da Universidade Anhembi Morumbi.

Como melhorar?

Para melhorar a situação, é preciso usar o produto certo para esse tipo de cabelo. "Se mexer muitos nos fios, fizer rabos de cavalo e colocar acessórios o tempo todo, o cabelo ficará mais oleoso. É melhor deixá-los soltos", aconselha Paulo Schettini, cabeleireiro do MG Hair Design.

Tratamentos simples

Ao lavar os fios, não esfregue muito o xampu de sua preferência no couro cabeludo, porque esse hábito deixa o cabelo ainda mais oleoso. Outra dica que dá ótimo resultado é usar argila, mas não a argila de artesanato, e sim aquelas coloridas e próprias para tratamento de pele e cabelo. Elas podem ser compradas em lojas de produtos naturais e de beleza.

A argila é um tratamento barato e prático. "Ela resolve muito bem, porque retira toxinas e coloca nutrientes nos cabelos", afirma Patrícia. O segredo é diluir bastante a argila em água para que a mistura fique bem ralinha. Passe a mistura na cabeça com ajuda de um pincel, como se fosse retocar a coloração da raiz, e deixe por dez minutos. Em seguida, lave o cabelo normalmente, retirando tudo. Repita esse processo uma ou duas vezes por semana.