Recupere o cabelo quimicamente tratado com seis medidas simples

Siga o mantra dos terapeutas capilares e recupere o cabelo detonado pela química com tratamentos caseiros e dicas fáceis

Escrito por

Débora Lublinski

Atualizado em 13/07/2012 em

Boa Forma

um conteúdo de

Recupere o cabelo quimicamente tratado com seis medidas simples
Reportagem: Ana Carolina Carvalho e Débora Lublinski - Edição: MdeMulher

É preciso recuperar os fios quimicamente tratados
Foto: Getty Images

Se há alguns anos a febre do cabelo liso levou milhões de mulheres aos salões, agora é a vez dessa legião ir em busca de tratamento. Confira algumas dicas que vão ajudar você a recuperar a vitalidade dos fios.

1. Acerte na escolha do xampu

Nem sempre o xampu e o condicionador para cabelo danificado suprem a necessidade do seu tipo de fio. "Costumo notar que o cabelo de algumas clientes acaba pesado, sem balanço e com a raiz oleosa. Apesar de terem química, não apresentam tanto dano aos fios e, por isso, poderiam apostar num xampu apenas hidratante, à base de vitaminas e óleos essenciais", conta Cris Dios, cabeleireira e cosmetóloga do salão Laces and Hair, em São Paulo, um dos primeiros spas para cabelo do país.

2. Alternar vale a pena

Se o seu caso é mesmo grave - fios ásperos, opacos, rígidos e que quebram só de olhar -, os cosméticos ricos em queratina e aminoácidos são fundamentais, pois vão fortalecer a estrutura mais interna da fibra capilar. O segredo é usá-los de forma alternada com xampus neutros ou para cabelo oleoso. Eles contêm menos agentes condicionantes e, portanto, diminuem o acúmulo de resíduo.

3. Diluído faz mais efeito

É no que acredita Renata Souza, cabeleireira do Dios, em São Paulo, salão especializado em tratar o cabelo. "Diluir o xampu em um pouco de água antes de aplicá-lo na cabeça evita que o cosmético fique acumulado em apenas uma área, principalmente no topo da cabeça, e não limpe os fios com eficácia", fala. Leve um copinho de café descartável para o chuveiro e misture na hora (não convém diluir o frasco todo) a quantidade que você usa de xampu com a mesma proporção de água.

4. Preserve a raiz do condicionador

Já na hora de passar o condicionador, a boa e antiga regra de aplicá-lo apenas no comprimento e nas pontas vale ouro. "Esse cuidado é fundamental para não deixar o couro cabeludo oleoso e evitar o aparecimento da caspa, problema que, a longo prazo, enfraquece o fio", diz Sandro Cassolari, cabeleireiro de São Paulo. Enxágue muito bem depois: esse é o truque da lavagem da maioria dos profissionais top de linha e evita que o cabelo fique pesado e opaco.

5. Finalize apenas com o necessário

Se você é adepta dos finalizadores, não exagere na dose. "Grande parte desses cosméticos são à base de silicone e deixam resíduos no couro cabeludo difíceis de dissolver que, depois de um tempo, causam ressecamento e até perda de fios", alerta Inaê Cavalcanti Marcondes Machado, dermatologista de São Paulo. Uma quantidade do tamanho de uma ervilha de pomada é o suficiente para dar textura às mechas. Do creme sem enxágue, não aplique mais do que a proporção de duas moedas de 1 real. Se você não consegue viver sem um antifrizz, spray termoativado ou reparador de pontas, use um xampu antirresíduos a cada 15 dias, que retira os restos de poluição e cosméticos e prepara a fibra para receber outros produtos.

6. Enriqueça a máscara

A tendência dos tratamentos dos salões badalados é adicionar um booster à máscara capilar. Trata-se de um ingrediente, geralmente um óleo, que potencializa a ação do cosmético, turbinando o resultado. E dá para fazer igual em casa. Aqueça uma colher de chá de óleo de tratamento de argan no micro-ondas por 10 segundos, misture-o à quantidade que for usar da máscara e aplique nos fios. Faça esse ritual uma vez por semana se o seu cabelo estiver pedindo socorro ou a cada 15 dias se a raiz for muito oleosa.