Salão em casa
Chris Parente

1. Teste de sensibilidade

Faça o teste de sensibilidade: aplique uma pequena quantidade do tonalizante ou da coloração, já preparados, atrás da orelha, na nuca ou na parte interna do antebraço. Aguarde 48 horas e observe se houve alguma irritação ou coceira.

2. Quantidade de produto

Verifique se apenas uma caixa de coloração é o suficiente (a falta na hora H compromete o resultado). Uma embalagem costuma bastar para fios curtos e com pouca quantidade. Quem tem fios médios ou longos precisará de duas caixinhas. "Cabelo comprido e muito volumoso pode exigir até quatro caixinhas", fala Juha Antero.

3. Sem preguiça de ler

Vale perder alguns minutinhos para ler o folheto explicativo. "Grande parte dos erros acontece porque ninguém lê essas informações básicas", diz Juha.

4. Preparação

Fique pelo menos 24 horas sem lavar o cabelo antes de tingir - sim, a oleosidade natural protege o couro cabeludo da química. "Mas, mais de um dia, vai deixar os fios sujos demais e isso pode influenciar na cor", pondera Bruno Di Maglio, cabeleireiro do salão Loft Hair Boutique, em São Paulo. "Essa regra vale somente para as colorações, pois os tonalizantes têm melhor fixação com o cabelo limpo", conta.

5. Sem manchas

Antes de aplicar a tinta, proteja a área em volta do cabelo. "Passe vaselina ou creme barbeador na testa, lateral do rosto e nuca para não manchar a pele", ensina Julio Crepaldi, cabeleireiro do salão Galeria, em São Paulo.

6. Truque facilitador

Divida o cabelo em quatro partes com uma risca da testa até a nuca e outra de uma orelha a outra. Assim, o resultado fica mais uniforme.

7. Tom por igual

Se o seu cabelo for longo, espalhe um pouco de condicionador nas pontas. Por serem mais porosas, elas podem absorver mais tinta e ficar mais escuras do que o restante do cabelo.

8. Por onde começar

Com o auxílio de um pincel de cerdas curtas (se for necessário, corte as pontas dele para deixá-lo mais durinho), comece aplicando o produto na nuca, depois nas laterais e por fim no topo e distribua a tinta por toda a raiz, indo primeiro para as laterais e topo da cabeça. Deixe as têmporas e a parte da frente para o final. Se você tiver fios brancos, comece por eles.

9. Detalhe que faz diferença

Ainda com a tinta na cabeça, pegue uma toalha úmida e limpe os fiozinhos da testa, ao redor do rosto e do pescoço para não deixar um look pesado e artificial.

10. Toque de brilho

Quando faltar 15 minutos para retirar o produto, aplique o restante da tintura no comprimento e nas pontas. Antes de enxaguar, misture um pouco de água fria e massageie como se estivesse passando xampu. Esse truque ajuda a dar mais brilho.

11. Não desobedeça

Ficar com a tintura por mais tempo que o recomendado não vai clarear ou escurecer os fios além da conta (nem fixar a cor de forma duradoura). Enxaguar antes do tempo (olha, a pressa!) também é desastre na certa: o castanho fica avermelhado e alaranjado antes de atingir o loiro que você tanto deseja. Respeite a indicação do fabricante rigorosamente.