A moda dos cabelos vermelhos

Aderido pelas celebridades, o vermelho ganhou destaque entre as colorações de cabelo para o inverno. Veja como escolher a tonalidade que mais combina com você e entre nessa moda

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 05/05/2011 em

M de Mulher

um conteúdo de

A moda dos cabelos vermelhos
Daniela Carasco e Ana Carolina Alves
A moda dos cabelos vermelhos

Escolha o tom de vermelho que mais combina com você e entre na moda do inverno
Foto: Divulgação

Bastou Blake Lively, Scarlett Johansson e Drew Barrymore aderirem ao ruivo para que vermelho se tornasse a coloração do momento. Tradicionalmente considerada a cor do inverno, o tom ganha ainda mais força entre as tendências da estação mais fria do ano. Mas é preciso saber escolher! Não é qualquer tonalidade que combina com qualquer mulher.

"Depende bastante do estilo e da personalidade da pessoa. O ruivo mais puxado para o loiro se encaixa com pessoas delicadas; o vermelho intenso combina com mulheres de bastante atitude; já o ruivo médio acobreado é um curinga: dá para chamar mais ou menos atenção com esse tom, depende da personalidade de cada uma", explica Franco Sanabria, hairstylist do salão Bardot.

A escolha do tom ideal

Na hora da decisão, além de levar em conta a combinação pele-cabelo, é preciso evitar nuances artificiais ou puxadas para o violeta. "Esteticamente não é legal, além de fugir da proposta do inverno, de cores mais quentes", diz Franco. As cores da estação se encaixam em três grupos:

Vermelho vibrante ou vermelho puxado para o loiro

"É mais sedutor, ideal para mulheres mais exóticas, poéticas e ambiciosas. A cor combina, em geral, com as de pele clara (morena de pele clara, loira de pele pálida ou de olhos claros, azuis ou verdes): vermelho natural, vermelho dourado e vermelho acobreado. Tecnicamente, eles encontram-se entre o loiro claro 8 e médio 7", conta Julio

Vermelho intenso

"Indicado para mulheres mais confiantes, elegantes de muita personalidade e sensual. Ideal para mulheres com peles mais rosadas, bronzeadas e morenas em geral: vermelho acaju, violeta e marrom cobre. Tecnicamente, estão na altura do loiro médio 7, loiro escuro 6 e castanho claro 5."

Marrons avermelhados ou ruivo acobreado

"São mais discretos, ideal para mulheres mais tímidas, práticas e que precisam ter um ar mais sóbrio. É aconselhável para pele branca, devido ao fator contrastante. Morenas amareladas e negras devem optar pelos marrons: acaju, cereja, chocolate, violine, Borgonha", completa Julio.

Os vermelhos das celebridades

A moda dos cabelos vermelhos

Blake Lively, Scarlett Johansson e Drew Barrymore
Foto: Getty Images

O cabeleireiro Júlio Crepaldi, embaixador da Koleston, desvenda os tons usados pelas famosas:

Blake Lively
Cobre vermelho, a cor destacou mais a pele dela dando um ar de saúde e revelou mais o brilho dos cabelos. O colorista acertou em cheio!

Scarlett Johansson
Vermelho rubi, um tom mais avermelhado em conjunto com o cabelo longo e ondulado, passa um ar mais sexy, poderosa e com muita personalidade, além de ter ficado muito bom para ela.

Drew Barrymore
Vermelho cobre, essa cor de cabelo a deixou mais nova e com ar poético, romântico e sofisticado.

Principais cuidados

Já que as moléculas são pequenas, elas entram com facilidade no fio, mas também saem rapidamente. Por isso, Julio aconselha o uso de xampus com pH mais ácido (antioxidantes), mesmo em caso de cabelos finos e a lavagem com água morna ou fria. "Use também condicionadores mais intensos para fechar bem as escamas e não deixe de hidratar a cada 15 dias com máscaras ou ampolas específicas para cabelos coloridos."

Procure também usar leave-in com protetor solar e, uma vez por semana, lavar os fios com um xampu de pigmentação vermelha para manter a cor mais vibrante.

Mais sugestões de looks

A moda dos cabelos vermelhos