O dia em que decidi fazer a transição capilar

Após 12 anos fazendo escova progressiva, resolvi (re)descobrir o meu cabelo natural. E não poderia estar mais feliz!

É engraçado como pensar “nossa, vou deixar meu cabelo natural” não é algo tão óbvio assim. Eu sempre gostei de cabelos cacheados. Acho lindo, poderoso e tão cheio de vida! Sempre que vejo meninas e mulheres desfilando com seus afros e cachos “indomados” por aí, sinto uma energia tão boa que dá até vontade de pará-las na rua e dizer como elas são lindas. É empoderador, libertador e tão revolucionário deixar que os fios não sejam mais alisados!

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Mesmo pequena, já dava para ver a diferença entre o liso da minha irmã (esquerda) e o meu (direita). Só a paixão por cor continuou!

A decisão de parar de fazer escova progressiva não aconteceu do dia para a noite. Quer dizer, faz quatro meses que não faço, mas não é porque já tinha decidido que iria fazer a transição. Estive namorando essa ideia há tempos… Desde pequena sempre tive amigas de cabelos lisos e em sua grande maioria loiras. Imagine só quando que cabelo “ruim” seria bonito! A Vic é minha amiga de infância (nos conhecemos há quase 14 anos) e ela também passou por esses momentos comigo. Quando ela decidiu mudar, fiquei tão animada que peguei carona na coragem dela e me juntei ao grupo das “não alisadas”. E não poderia estar mais feliz! Então, essa é a primeira semana após essa decisão de deixar de lado a chapinha e a escova. smiley

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Essa é a Vic, minha amiga querida e musa inspiradora ❤

Não sei mais como é meu cabelo. Há longos 12 anos aliso os fios em intervalos que variam entre dois meses e cinco meses. Quando pequena, ele era o “rebelde” da casa: como sou mestiça, o “lógico” era ter cabelo beeeeeem liso, como a minha irmã. Ela sempre chamou meu cabelo de “ruim”, porque o dela era o típico de japonesa. Na verdade ele tinha umas ondas, formava algo como um cacho em S, mas sempre com muito volume e pouca definição. Quem aos 11 anos de idade sabe cuidar do cabelo com maestria?!

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Algumas ondas tímidas aos 9 anos

Leia mais: 31 ideias de cabelos para usar durante a transição

Minha mãe não tem cabelo liso, nem minhas tias ou minha avó. Só que ninguém nunca ficou com cachinhos por aí (ou pelo menos não que eu me lembre!). E como elas poderiam me ensinar a cuidar do meu se elas também não sabiam?

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Muito volume e pouca definição aos 10/11 anos de idade

Ainda tem pouco do cabelo natural, mas com a descoloração ele fica bem mais visível. Por estar curtinho, ele “arma” mais, porém, tenho amado essa tal coisa de volume heart. E descobri que respeitando a textura natural do cabelo fica muito mais fácil de cuidar e arrumar. Tenho usado cremes para pentear, faço plopping (não funciona muito, mas ajuda), seco com o difusor – que, aliás, deixa com um volume sensacional -, faço fitagem e hidratações constantes. Os planos são de começar a fazer low poo, mas enquanto ele está descolorido (e levemente destruído, digamos), fica difícil. Só nesse comecinho de voltar ao natural, aprendendo com os cabelos como cuidar e o que me agrada, a felicidade já é muita. Nem imagino o que será quando ele estiver totalmente livre, armado e indomado!

Juliana Mavalli

Juliana Mavalli

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s