15 máscaras caseiras para os cabelos

Saiba fazer 15 máscaras caseiras poderosas que vão recuperar seu cabelo do excesso de coloração, da chapinha e da escova progressiva

Publicado em 13/09/2010

Conteúdo VIVA!MAIS
Mulher penteando cabelo

Cabelos mais bonitos com dicas caseiras
Foto: Dreamstime

Para quem abusa de chapinha e secador

Abacate com mel
Bata meio abacate com duas colheres (sopa) de mel no liquidificador. Passe a mistura nos fios úmidos e deixe 20 minutos, usando uma touca térmica ou uma toalha. Depois, lave os cabelos normalmente.

Banana e aveia
Amasse uma banana e misture-a com uma colher (sopa) de aveia, em flocos bem pequenos, até criar uma pasta. Aplique a máscara nos cabelos molhados e deixe agindo por 20 minutos. Depois, lave a cabeça como de costume.

Mamão com banana
Bata meio mamão com uma banana e aplique a máscara no cabelo molhado. Espere agir por 20 minutos com uma touca térmica. Em seguida, lave normalmente.

Mamona e abacate
Coloque no liquidificador uma colher (sopa) de óleo de mamona ou de rícino e um abacate médio maduro e picado. Bata todos os ingredientes e aplique a mistura nos cabelos úmidos. Deixe agir por 30 minutos com uma touca térmica. Espere esfriar e lave bem com água morna. "Prefira usar xampu neutro sem sal e aplique um leave-in depois", ensina Lucienne de Souza, esteticista e cosmetóloga do Spa da Pele.

Sem vestígios do excesso de descoloração

Iogurte e mel
Bata no liquidificador meio copo de iogurte natural e duas colheres (sopa) de mel. Passe essa mistura por todo comprimento dos fios secos e espere 40 minutos antes de lavar normalmente.

Espinafre com alecrim
Cozinhe um maço de espinafre por cinco minutos e coloque-o no liquidificador com dois galhos de alecrim. Em seguida, retire o excesso de líquido que formar e aplique a máscara nos fios. Deixe hidratar por 15 minutos e retire.

Abacate, banana e mamão
No liquidificador, bata meio abacate, meio mamão e uma banana. Passe a mistura nos fios secos, da raiz às pontas, e deixe por 30 minutos. Depois, lave bem os cabelos.

Mulher segurando o cabelo

Truques fáceis para cuidar dos fios
Foto: Getty Images

Apague os danos da tintura

Manga e clara
Corte uma manga e bata-a com a clara de um ovo. Aplique a máscara nos cabelos limpos e úmidos e deixe por 20 minutos. Enxágue com água morna.

Creme de queratina
Coloque no liquidificador um abacate, uma colher (sopa) de mel e uma ampola de queratina. Passe a receita nos cabelos limpos e úmidos. Após 20 minutos, lave com água morna. Para finalizar, dilua uma colher (chá) de vinagre em um litro de água e jogue nos cabelos.

Castanhas e leite de coco
Forme uma pasta com uma xícara (café) de castanhas picadas e uma xícara (café) de leite de coco. Aplique a mistura nos cabelos secos e deixe agir por cerca de 15 minutos. Lave normalmente.

Laranja, mel e banana
Esprema duas laranjas, misture duas bananas amassadas e cinco colheres (sopa) de mel aquecidas. Aplique a máscara nos cabelos pré-lavados e úmidos deixe duas horas. Depois, lave a cabeça normalmente. Amacie os fi os com progressiva e definitiva

Creme de iogurte
Bata um copo de iogurte natural com duas ampolas de vitamina A, meio abacate e a gema de um ovo. Aplique a máscara nos fios úmidos e deixe por 30 minutos. "Essa combinação é poderosa, pois o abacate e o iogurte formam uma capa protetora nos fios, impedindo a perda de água", ensina Ruben Navarro, hair stylist do Walter’s Coiffeur.

Cenoura com babosa
Corte quatro folhas de babosa e retire a pasta interna. Em seguida, rale uma cenoura média. Com uma colher, misture a pasta da babosa à cenoura até formar uma mistura homogênea. Esprema o líquido que sobrar e aplique a mistura nos fios úmidos. Deixe agir por 30 minutos e lave os cabelos em seguida.

Clara de ovo e abacate
No liquidificador, bata um abacate picado com uma clara. Aplique por todo comprimento dos cabelos secos e espere 40 minutos. Após esse período, lave.

Água de coco com polpa e óleo vegetal
Bata a polpa do coco e a água de coco no liquidificador com uma colher (chá) de óleo vegetal. Aplique nos cabelos secos, deixando agir por cerca de 30 minutos. Lave bem após esse tempo. Uma dica: "Duas vezes por semana, após lavar os cabelos normalmente, passe água do coco nos fios", ensinam Lúcia Dantas e Priscila Araújo, hair stylists do Spa Lidiane Corpas.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Manual dos Cachos - Adorei essas dicas. Obrigada!http://manualdoscachos.blogspot.com.br - 20/11/2013 16:25:00

Carol - MASCARA - 30/09/2013 17:43:54

Dani - amei as dicas, ainda mais porque os ingredientes para as receitas não são difíceis de se encontrar *-* - 09/08/2013 17:53:21

cassia - Ótimooooooooooooooooo !! - 20/07/2013 19:51:01

Jade - Adorei essas dicas de receitas caseiras, pois eu descolori o meu cabelo e o coitado esta parecendo palha, tenho certeza que estas receitas vão me ajudar bastante. - 27/06/2013 14:16:07

thayna - espero que de certo essa hidrata¿¿o de creme com keratina meu cabelo ta t¿o arrazado que pior do que issoaxo que n¿o vai ficar !! - 20/02/2013 14:03:22

Veja todos os comentários

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.