N

O passo a passo da hidratação perfeita

Especialistas revelam as 12 etapas imprescindíveis para você garantir resultados impressionantes na recuperação dos cabelos

Atualizado em 01/02/2011

Giulia Gazetta

Conteúdo VIVA!MAIS
Cabelos hidratados

Para absorver o creme hidratante, o cabelo deve estar bem limpo
Foto: Dreamstime

 

ANTES

1. Sinal vermelho Cabelo exposto ao sol, à água do mar, ao cloro, à tintura e outras químicas tende a ressecar. A solução? Hidratação! "Sobretudo se você notar que os fios estão arrepiados, opacos, mais embaraçados ou com pontas duplas", ensina o cabeleireiro Bruno Fernandes, da VIS.

2. O produto ideal Entre os ativos imprescindíveis na composição do creme estão o óleo de plantas (shoera e palma), "que garantem maciez e desembaraço", conforme ensina o cabeleireiro Ruben Navarro, do Walter's Coiffeur; e óleos de damasco, camelina e ceramidas. "O primeiro nutre, o segundo dá brilho e o terceiro reconstrói a fibra".

3. Madeixas limpas Para melhor absorção, os cabelos devem estar livres de impurezas. Se você não tem o xampu de limpeza, apenas repita o produto usado diariamente. E não use condicionador: ele fecha a cutícula do cabelo, dificultando a absorção do creme.

4. Fios secos Elimine o excesso de umidade. Com uma toalha de rosto, retire 80% da água dos cabelos. Assim, você equilibra o PH dos fios, o que aumenta a capacidade que as cutículas têm de absorver o creme.

5. Sem enrolação Desembarace o cabelo com um pente de dentes largos. É a melhor maneira de garantir uma aplicação uniforme do creme.

Dica: Para saber a temperatura ideal da água, teste-a na sua pele. achou quente demais? Esfrie-a até deixá-la quase morna. Esse cuidado evita o que poderia ser uma nova agressão aos fios.
 

 

Mulher lavando cabelo

Evite aplicar o creme desde a raíz do cabelo
Foto: GettyImages

 

DURANTE

6. Aplicação benfeita Antes de começar, calcule três dedos a partir da raiz. Então, passe o creme a partir dessa marcação, descendo em direção às pontas. A explicação: quando você aproxima o creme da raiz do cabelo, aumenta a oleosidade da região.

7. Quantidade sob medida Separe mechas com largura de dois dedos e, para cada uma delas, aplique creme numa quantidade equivalente ao tamanho de uma moeda de R$ 0,25. Use as mãos, no sentido de cima para baixo.

8. Acelere a hidratação Fontes de calor aumentam a velocidade da hidratação. Você pode usar, por exemplo, uma touca térmica por 15 minutos.

Confira outros truques infalíveis:
- Faça um coque e enrole um pedaço de filme plástico em toda a cabeça. Aguarde 20 minutos.
- Coloque a touca plástica desde as pontas do cabelo, sem enrolar. Aguarde 30 minutos.
- Use o vapor do banheiro quando alguém tomar banho! Então, aplique o creme e fique no banheiro por meia hora para que o calor acelere a hidratação.

Dica: Cuidado com a quantidade de creme! Se exagerar e aplicar mais do que o indicado, na certa terá dificuldade para tirar o produto. E os fios, claro, ficarão oleosos em menos tempo.
 

Mulher penteando o cabelo

Use um pente com dentes largos para desembaraçar as mechas enquanto enxagua
Foto: GettyImages

 

DEPOIS

9. Lave outra vez Tire a touca térmica (o filme plástico, a touca ou qualquer outra fonte de calor que tenha utilizado) e entre no chuveiro. Verifique se a água está fria; assim, você faz as cutículas do cabelo se fecharem e os fios ganham brilho.


10. Com o pente na mão Tenha paciência nesta etapa para retirar todo o creme de hidratação. Uma boa dica é usar um pente com dentes largos para desembaraçar as mechas enquanto enxágua. Fuja dos pentes de dentes finos e pequenos, que podem quebrar os fios. Em seguida, deslize as mãos por todo cabelo, garantindo que o creme foi embora.

11. Secar ou não? Use a toalha para tirar o excesso de água dos fios. Evite esfregá-los para não agredi-los. Então, você decide se quer deixar secar naturalmente ou usar o secador. Mas "aplique um produto termoativado antes disso", alerta Ruben. Como sua ação começa ao entrar em contato com o secador, protege a fibra capilar. "Sem ele, a hidratação perde todo o efeito", orienta o profissional.

ATENÇÃO: Mantenha o hábito de aplicar o termoativado antes de usar a chapinha!

12. Manutenção essencial A hidratação feita em casa deve ser frequente para manter o cabelo macio e brilhante. "Quem tem cabelo tingido e danificado por química pode hidratar toda a semana", ressalta o cabeleireiro Bruno Fernandes. Se você tem fios virgens, repetir esse ritual a cada 15 dias já basta!

Dica: Se prefere deixar o cabelo secar naturalmente, use o ar quente do secador apenas na raiz para eliminar a umidade do couro. Esse truque reduz a oleosidade.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

leticia - ola,pesso dicas ,os meus cabelos estao ressecados e quebrados e coloridos de rosa e comecei uma hindrataçao essa semana e queria saber ,se tenho que fazer mais alguma coisa pra resgatar meus cabelos pq quero tirar essa cor desbotada e e colocar o castanho claro , o que fazer.espero resposta - 23/09/2013 13:28:22

lavinia - minha prima faz chapinha todo o dia e o cabelo dela e pintado e muito ressecado tem ponta dupla e caspa qual melhor produto pra ela? - 02/08/2013 17:17:21

Carol - Não entendi direito!Após eu retirar todo o excesso do creme, eu lavo com shampoo e condicionador ?OBRIGADA amigaas :) - 29/07/2013 14:28:26

Andr¿a Proc¿pio (Eus¿bio- Ce) - Adorei as dicas, pois tingi o meu cabelo resentemente. - 15/12/2012 23:26:04

Nathalia - EU JA OUVI FALAR QUE... lavar o cabelo com agua quente e secar com o secador com a temperatura quente, aumenta a oleosidade. - 07/09/2012 13:14:01

Fernanda - Tenho cabelo com quimica mais ele esta com as pontas muito secas qual seria o produto certo para poder fazer uma hidrata¿¿o. E tambem tenho uma filha que tem cabelos cacheados qual o melhor produto para hidratar Adorei este site agurado a resposta - 10/08/2012 19:21:48

Veja todos os comentários

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.