Headband: aprenda a fazer o acessório de cabelo que está na moda

Faça sua própria headband com as dicas da artista plástica Karline Arantes. Ela ensina como confeccionar o acessório de cabelo que está na moda

Publicado em 26/01/2011

Lígia Bazotti

Conteúdo SOU MAIS EU!
Mulher com Headband

A moda é usar a headband na altura da testa, mas se você tem receio de ousar, use-a como tiara. O enfeito também pode ser usado como colar
Foto: Divulgação

Em 2009, em uma de suas buscas pela internet, a artista plástica Karline Arantes, de Joaquim Távora (PR) viu um acessório para o cabelo chamado headband. Trata-se de uma faixa para usar ao redor da cabeça que foi febre nos anos 40 e 60. E ela voltou com tudo neste verão! Como não encontrava a peça nas lojas, ela comprou material e fez um modelo para ela.

"Sou filha de artista plástico. Por isso, minha imaginação ganha asas quando o assunto é artesanato. Criei vários modelos e coloquei à venda no Orkut. Depois, montei uma loja virtual. Que maravilha: meu acessório virou moda!", conta.

Karline vende cerca de 300 peças por mês no varejo e atacado. Sua mãe cuida das vendas e ela é responsável pela criação das headbands e pela produção das fotos. "Tenho uma equipe de cinco pessoas na confecção. Minha marca virou um sucesso! Meu segredo é ficar antenada com as tendências de cores que dão um ar moderno para as minhas coleções", diz.

Modelos de headband

As versões sem flor ficam com aspecto hippie; pérolas são mais chiques
Foto: Divulgação

 

Inspire-se nos modelos de Karline para criar o seu!


Geralmente, a headband é feita com couro. No entanto, Karline prefere usar outros materiais que dão efeitos diferenciados. "Uso lantejoulas, pérolas, pedrarias, cetim, organza, cordão encerado, paetês, palhas e rendas", afirma. Use a criatividade!

Passo a passo

Material:

· 15 cm de cordão
· 60 cm de cordão de São Francisco
· Fita de cetim (60 cm de nº01 e 60 cm de nº 03)
· 2 argolas de 1,5 cm e 1 argola nº 03
· 1 pingente
· 1 conta de acrílico
· 1 alfinete com contrapino
· 10 cm de corrente
· 1 anzol: 10 x 10 cm de cetim
· 10 x 10 cm de voil amassado
· 3 lantejoulas
· 3 miçangas: vela, cola quente, linha, agulha, tesoura e alicate

Passo a passo

 

1. Junte as fitas de cetim e o cordão de São Francisco, passe as pontas por dentro da argola e amarre com o cordão dourado.
2. Corte as pontinhas que sobraram. trance as fitas e o cordão deixando-os frouxos e volumosos. repita a amarração.

 Passo a passo 2 

 

3. Abra a argola nº 03 e encaixe-a no anzol e em uma das argolas maiores. Feche.
4. Coloque o pingente, a conta e a corrente no alfinete e feche-o com a ajuda do alicate. Prenda a corrente na outra argola da trança.

 Passo a passo 3 



5. Dobre o cetim em quatro partes e corte no formato de uma pétala sem desprender a dobra. repita o processo no voil.
6. Queime ao redor dos tecidos com vela ou isqueiro para evitar que desfiem.

 Passo a passo 4 

 

7. Sobreponha as flores intercalando as pétalas. costure as lantejoulas e as miçangas unindo as duas flores.
8. Posicione a flor onde você pretende usá-la. pode ser na lateral da cabeça ou na nuca. Em seguida, fixe-a com cola quente.
 

BBB 11

Janaína e Maria com o enfeite na casa do BBB
Foto: Rede Globo

A sensação do BBB 11

Neste verão, o que está fazendo a cabeça das mulheres é a headband. Ela dá graça aos looks básicos e fica linda tanto em cabelos curtos como nos compridos. Dá até para usar com os fios presos! E mais: vale para todas as ocasiões, de um passeio ao shopping a uma festa noturna. No programa Big Brother Brasil 11, da TV Globo, as participantes Janaína e Maria usam e abusam do charme desse acessório. Dê uma espiada e invista nessa tendência!

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Patricia - Amei seu trabalho,tava há dias procurando um passo a passo.Que vc compartilhe sempre suas idéias e novidades,me ajudou muito.Obrigada. - 23/10/2013 18:09:55

emanuela - nossa lindos d amei muito fofos e bonitos eu quero pra comprar na verdade eu nem sei fazer kkk achei lindos muito fofos - 19/05/2012 00:38:38

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.