Ampolas de tratamento: o jeito certo de usar para ter o efeito desejado

Elas são ideais para fazer aquela hidratação rápida no chuveiro. Mas, para o efeito ser bom mesmo é preciso seguir algumas regras. Veja como usar as ampolas de tratamento

Atualizado em 03/02/2014

Mariana Gabellini - Edição: MdeMulher

Conteúdo VIVA!MAIS

Use as ampolas de tratamento uma vez por semana se os fios estiverem ressecados.
Foto: Getty Images


Aplicação em 5 passos

A cabeleireira Nubia Marques, do salão Espaço A+, de São Paulo, ensina como aplicar o produto em casa. É bem simples, dá só uma olhada:

1. Lave o cabelo com um xampu para seu tipo de fio e passe duas demãos. Enxágue bem.

2. Em seguida, tire o excesso de água com uma toalha. Cuidado para não esfregar os fios, o que causa frizz. Aperte levemnte os fios.

3. Aplique a ampola no comprimento e mantenha uma distância de dois dedos da raiz.

4. Massageie bem o cabelço: deslize as mãos sempre no sentido do comprimento dos fios. Deixe agir de um a três minutos conforme a embalagem.

5. Enxágue com água morna ou fria e finaliza como de costume.

 

Extra! Extra!

Com qual frequência usar:

Faça a hidratação com ampola uma vez por semana se os fios têm química ou estão ressecados, ou a cada 15 dias se o cabelo é virgem ou está saudável. Uma vez por mês, no entanto, é imprescindível fazer uma hidratação no salão. "Se preferir, você pode misturar a ampola em sua máscara de hidratação preferida, para potencializar o resultado", ensina a cabeleireira Ana Paula Nesi, do Studio de Beleza Sonia Nesi, do Rio de Janeiro (RJ).

 

Qual escolher:

As ampolas têm silicones que envolvem os fios e, dessa forma, retêm a cor. Há ainda as versões para as loiras, com pigmentos violeta, que não deixam o cabelo amarelar.

Os fios estão quebradiços?
Então, eles precisam de ampolas hidratantes! Invista em ingredientes que seguram a água nos fios, como a manteiga de karité, a glicerina e os óleos vegetais, como argan e coco.

O cabelo tem excesso de química
Se os fios estão elásticos (quando você estica não voltam ao normal), a razão deve ser excesso de química, como tinturas e alisamentos. A cada 15 dias, use ampolas com proteínas, queratina e ceramidas, que reconstroem os fios.