Dicas caseiras para ter um cabelo mais bonito

Dermatologistas ensinam alguns truques caseiros para acabar com a caspa, combater a oleosidade, dar fim aos fios quebradiços e turbinar o crescimento dos fios

Publicado em 02/03/2011

Lígia Menezes

Conteúdo ANAMARIA

Jamais use condicionador na raiz dos cabelos, pois ele aumenta a oleosidade dos fios
Foto: Dreamstime

5 atitudes para evitar a caspa

Apesar de não ser uma alergia contagiosa, a caspa incomoda muito porque transmite uma imagem de sujeira e desleixo. Você pode tratá-la com xampus específicos, mas, se não fizer pequenas mudanças no seu cotidiano, o problema voltará quando acabar o xampu. Veja só:

· Evite banhos muito quentes e demorados.
· Não durma com o cabelo úmido ou molhado.
· Use condicionador só nas pontas dos fios, nunca no couro cabeludo.
· Diminua o uso de secador e chapinha.
· Risque os alimentos gordurosos da sua dieta.

Máscara caseira contra a oleosidade

Gordura do bem
Pode parecer absurdo, mas a oleosidade não é algo necessariamente ruim para o cabelo. É graças a ela que os fios ganham maciez e balanço. Porém, como tudo em excesso, quando o couro cabeludo tem óleo demais os fios ficam pesados e sujeitos a caspa, coceira e irritação.

Para fazer em casa
Experimente a receita natural criada pela dermatologista Kátia Lufti: no liquidificador, bata ½ abacaxi e 1 col. (chá) de óleo de soja ou amendoim. Passe essa máscara uma vez por semana nas mechas úmidas, aguarde 20 minutos e enxágue em seguida.
 

Procure manter o secador 10 cm longe dos fios para não prejudicá-los
Foto: Dreamstime

Acabe com os fios quebradiços

· Quando estão fragilizados, os fios quebram e deixam o cabelo com pontas duplas.

· Sol, mar, piscina e excesso de química, secador ou chapinha fazem os fios ficarem ainda mais quebradiços.

· Se não conseguir evitar o secador, use-o com uma distância mínima de 10 cm do couro cabeludo - e em temperatura morna.

· Não consegue lavar o cabelo com água fria? Então, tente banho morno, nunca quente!

· Para diminuir a fragilidade dos fios, use xampus e condicionadores para seu tipo de cabelo, hidrate de uma a duas vezes por semana e finalize com leave-in termoativado. Ele protege os fios, dá brilho e valoriza seu visual.

Acelere o crescimento dos fios

Do que o cabelo é feito?
"O fio é feito de água, proteína, vitaminas e minerais", diz Kátia Lutfi, dermatologista. Com o tempo, o fio cresce menos, mas dá pra mudar isso comendo bons alimentos.

Massagem ativadora
Quando for enxaguar o condicionador, vire a cabeça para baixo e passe os dedos do couro cabeludo às pontas, durante dois minutos. Essa massagem estimula a circulação sanguínea e acelera o crescimento dos fios.

Comidinha para os fios
Para que o cabelo cresça rápido e de forma saudável, não podem faltar nas suas refeições alimentos ricos em proteínas. É o caso de ovos, peixes e carnes, especialmente as vermelhas. Frutas, grãos integrais, leite e seus derivados (queijos, iogurte, coalhada, entre outros) também são fonte de proteínas, assim como todos os vegetais, principalmente os verde-escuros, como agrião, rúcula, almeirão, brócolis, escarola e catalônia.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

xjndjkmi recharge zippo http://www.jeuxselect.fr/17-elegants-briquets-zippo - 04/03/2014 20:48:10

<b>Hondina</b> - Oi sou Angolana e primeira vez que visito o vosso site gosto de dicas soubre cabelo e gostaria que me desses algumas dicas o meu cabelo e do tipo 4c sou negra fiquei um ano sem passar quimica no cabelo passei agora ele esta forte na raiz ate ao meio e fraco nas pontas e nao sei o que fazer uma vez que ca no meu pais quase nao se ve profissionais nesta aria preciso de ajuda - 10/01/2013 06:47:30

<b>athiara porto souza dos santos</b> - eu gostaria de saber porque nunca nungu¿m coloca algo sobre crescimento de cabelos in¿dito ..¿ sempre a mesma coisa,massagem,alimenta¿¿o coisa e tal,tudo que ajente ja sabe...inssina uma enova¿¿o ai p¿xa...vlw - 20/08/2012 21:02:13

<b>momo.com</b> - oi e muito bom esse site sempre entro nele - 04/03/2011 23:10:18

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.