Ombré hair, californianas e mechas: entenda a diferença

Ombré hair, mechas californianas e as mechas tradicionais são tendências do verão. Escolha a técnica que mais combina com você

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 20/08/2013 em

Sou+Eu

um conteúdo de

Ombré hair, californianas e mechas: entenda a diferença
Helena Dias

Muitas mulheres querem clarear os fios para ganhar aquele ar de cabelo queimado de praia. Mas como fazer isso sem parecer artificial? Não basta descolorir.

Existem diferentes técnicas para obter esse resultado. "Tudo depende do desejo da cliente", diz o cabeleireiro Rubem Navarro, do Rio de Janeiro. "O ombré hair é o sucesso deste verão. Mas as mechas californianas e as tradicionais nunca saem de moda. Cada uma oferece um resultado. É preciso saber o que se quer para pedir ao profissional", completa. Para escolher o seu tipo de coloração, confira as explicações dos especialistas e se inspire!

Ombré hair está em alta!

Ombré hair, californianas e mechas: entenda a diferença

Sophie Charlotte e Giovanna Lancellotte
Foto: Alan Teixeira / Marcio Nunes / Divulgação Rede Globo

Muitas famosas aderiram ao ombré hair. As atrizes globais Sophie Charlotte, de "Tititi", e Giovanna Lancellotte, de "Insensato Coração", são exemplos. O nome da técnica vem do francês, e significa cabelo sombreado. Essa coloração mantém a raiz na cor original e clareia os fios a partir da orelha, de maneira sutil. "Assim como nas californianas, as pontas ficam mais claras. A diferença é a questão da sombra. Ela faz o feito degradê", explica Rubem Navarro. Podem ser usados até quatro tons, que se mesclam. O ombré hair é menos agressivo porque não usa descolorante. "E é democrático: morenas podem fazer sem medo. Basta optar pelas cores certas, de acordo com o tom da pele", diz. Combine a cor com um corte em camadas, para formar o degradê.

A californiana chegou para ficar!

Ombré hair, californianas e mechas: entenda a diferença

Daniela Cicarelli e Fernanda Lima
Foto: Felipe Panfili  e Roberto Filho / AgNews / Divulgação Rede Globo

As californianas clareiam as pontas. "É como se houvesse uma linha em determinada altura do cabelo que separasse a cor natural e a coloração", explica Rubem. Esse tipo de mecha tem a mesma vantagem do ombré hair: não é preciso retocar a raiz. "Mas atenção: elas são feitas com água oxigenada. Isso exige mais cuidados, com hidratações." As morenas precisam ficar atentas para não clarear demais. Se o contraste ficar excessivo, é possível tonalizar a cor. "As californianas sempre estarão em alta. Elas são clássicas!", diz o especialista. As famosas Daniela Cicarelli e Fernanda Lima optaram pela técnica para garantir um ar de cabelo de praia.

Mechas largas são tendência!

Ombré hair, californianas e mechas: entenda a diferença

Fernanda Paes Leme e Guilhermina Guinle
Foto: Felipe Panfili e Roberto Filho / AgNews / Marcio Nunes / Divulgação Rede Globo

As tradicionais vêm desde a raiz do cabelo. Elas podem ser fininhas, como as luzes, ou grossas, que estão na moda. "Desenhamos um losango no topo da cabeça. Aí, puxamos mechas nas linhas da figura. Assim, os fios coloridos ficarão bem espalhados", diz Rubem. Por serem mais grossas, as mechas são feitas sem toca, separadas à mão. As atrizes Guilhermina Guinle e Fernanda Paes Leme são adeptas dessa técnica. "Mulheres discretas devem optar por mechas nas camadas superiores. Para quem quer ousar, sugiro cor em todo o cabelo, inclusive na nuca e na franja", diz.

As colorações certas para cada cor de cabelo

 
O cabeleireiro Marcelo Carneiro, do Rio de Janeiro, ensina que cor de coloração combina com cada tom de pele. Confira: 

· Negra
Opte por loiro acobreado ou vermelho. Evite loiros claros para fugir do contraste negativo com o tom da sua pele. 

· Morena
Se for pintar por completo, use no máximo um loiro escuro. Para as mechas californianas ou tradicionais, opte pelos tons de mel. 

· Loira
Você tem mais liberdade de escolha. Abuse de tons de loiro médio, claro e claríssimo. O ideal é usar um tom abaixo da cor natural.